menulogo
Notícias Agora
user
Close

Aumento de Fraudes Bancárias Online em Portugal

As fraudes bancárias online em Portugal estão a aumentar e a tornar-se mais sofisticadas, levando a Associação Portuguesa de Bancos a lançar uma campanha de sensibilização para alertar os cidadãos para os riscos.
News ImageNews ImageNews Image

As fraudes bancárias em Portugal registam um aumento significativo, com os esquemas a tornarem-se cada vez mais sofisticados, credíveis e difíceis de detetar.

Vários artigos destacam a crescente preocupação com novas formas de burla online que já fizeram centenas de vítimas no país.

Entre as práticas mais comuns encontram-se o phishing, o pharming e o spoofing, bem como o esquema conhecido como 'olá mãe'.

A gravidade da situação é sublinhada pelo facto de a Polícia Judiciária (PJ) já ter aberto mais de 2.000 inquéritos relacionados apenas com casos de phishing. Em resposta a esta tendência crescente, a Associação Portuguesa de Bancos (APB) lançou uma campanha de sensibilização com o mote “Não passes cartão à fraude”.

A iniciativa tem como principal objetivo alertar os cidadãos para os principais riscos de fraude associados aos pagamentos e fornecer informações sobre como evitar cair nestes esquemas.

A relevância do tema foi também abordada nos meios de comunicação social.

O jornalista da SIC, Pedro Andersson, especialista em finanças pessoais, discutiu o assunto com Paulo Baldaia no podcast "Expresso da Manhã".

A conversa focou-se nos tipos de situações a que os consumidores devem estar atentos e nas medidas preventivas que podem adotar para se protegerem contra estas ameaças digitais em constante evolução.

Artigos

6

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa