
Aumento de Fraudes Bancárias Online em Portugal



As fraudes bancárias em Portugal registam um aumento significativo, com os esquemas a tornarem-se cada vez mais sofisticados, credíveis e difíceis de detetar.
Vários artigos destacam a crescente preocupação com novas formas de burla online que já fizeram centenas de vítimas no país.
Entre as práticas mais comuns encontram-se o phishing, o pharming e o spoofing, bem como o esquema conhecido como 'olá mãe'.
A gravidade da situação é sublinhada pelo facto de a Polícia Judiciária (PJ) já ter aberto mais de 2.000 inquéritos relacionados apenas com casos de phishing. Em resposta a esta tendência crescente, a Associação Portuguesa de Bancos (APB) lançou uma campanha de sensibilização com o mote “Não passes cartão à fraude”.
A iniciativa tem como principal objetivo alertar os cidadãos para os principais riscos de fraude associados aos pagamentos e fornecer informações sobre como evitar cair nestes esquemas.
A relevância do tema foi também abordada nos meios de comunicação social.
O jornalista da SIC, Pedro Andersson, especialista em finanças pessoais, discutiu o assunto com Paulo Baldaia no podcast "Expresso da Manhã".
A conversa focou-se nos tipos de situações a que os consumidores devem estar atentos e nas medidas preventivas que podem adotar para se protegerem contra estas ameaças digitais em constante evolução.
Artigos
6





Economia
Ver mais
Afinal, rácio da dívida pública foi de 93,6% em 2024 (abaixo do estimado)
"A dívida bruta das Administrações Públicas terá diminuído para 93,6% do PIB (96,9% no ano anterior)", lê-se no documento divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a segunda notificação.

Novo pacto quer reforçar papel do farmacêutico e das farmácias comunitárias
As principais organizações representativas do setor farmacêutico uniram-se num Pacto pela Valorização da Profissão e da Atividade do Farmacêutico Comunitário, um compromisso comum para o futuro da profissão e o fortalecimento do papel das farmácias comunitárias.

Crédito da casa: Euribor desce a três meses para menos de 2%
A taxa Euribor a seis meses, que passou em janeiro de 2024 a ser a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação com taxa variável, caiu hoje, ao ser fixada em 2,097%, menos 0,012 pontos do que na segunda-feira.

500 mil euros: Recorde o caso da (polémica) indemnização paga pela TAP
Alexandra Reis, recorde-se, recebeu uma indemnização de meio milhão de euros por sair antecipadamente, em fevereiro, do cargo de administradora executiva da transportadora aérea, quando ainda tinha de cumprir funções durante dois anos. Recorde o caso.