
Abrandamento no Crescimento dos Depósitos de Particulares



De acordo com dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP), o ‘stock’ de depósitos de particulares atingiu 196.861 milhões de euros em agosto, refletindo um aumento de 4,8% face ao mesmo mês do ano anterior. Contudo, esta taxa de variação anual (tva) assinala o décimo mês consecutivo de desaceleração, após ter registado 4,9% em julho. Em termos mensais, verificou-se uma descida de 944 milhões de euros em relação a julho, sendo esta a maior queda em dois anos. Esta contração mensal resultou da diminuição de 830 milhões de euros nos depósitos à ordem (designados como responsabilidades à vista) e de uma redução de 114 milhões de euros nos depósitos a prazo. O Banco de Portugal salienta que, olhando para a série histórica, os meses de agosto registam habitualmente reduções em cadeia nos valores dos depósitos de particulares. Uma das razões apontadas para a tendência de abrandamento é a queda na remuneração dos depósitos, que tem vindo a diminuir há 19 meses consecutivos.
Em contraste com o comportamento dos particulares, os depósitos das empresas apresentaram um panorama distinto.
O total depositado pelas empresas nos bancos residentes aumentou 2,6 mil milhões de euros face a julho, para um total de aproximadamente 73,2 mil milhões de euros. Apesar deste aumento mensal, a taxa de crescimento anual dos depósitos das empresas também abrandou, passando de 10,5% em julho para 9,7% em agosto. Ainda assim, esta foi a segunda taxa anual mais elevada desde outubro de 2022.
Artigos
6





Economia
Ver mais
A Autoridade de Gestão do Programa Regional “Alentejo 2030” anuncia a abertura de dois novos avisos de concurso destinados a reforçar a competitividade da economia regional, com uma dotação global de 2,5 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). “Estes avisos têm como objetivo central promover o Empreendedorismo Qualificado associado ao […]

Menos opinião, mais evidência: o saldo líquido explicado em minutos com um balanço económico-social para quem quer factos.

O ouro ganha 43% desde o início deste ano e caminha para o melhor ano desde 1979, quando valorizou 126%. O que estará por trás desse forte desempenho?

Os criadores de ovinos do concelho de Ourique vivem dias de angústia perante o aumento alarmante de mortes nos seus rebanhos, apesar das campanhas de vacinação contra a Língua Azul. Nas últimas semanas, dezenas de casos de animais com sintomas compatíveis com a doença foram reportados, terminando muitos deles em óbito. À Rádio Pax, um […]