
Tempestade Alice atinge a Península Ibérica com efeitos díspares



A primeira tempestade de outono, batizada de Alice pelo serviço meteorológico espanhol (AEMET), está a caminho da Península Ibérica, com previsões de impacto significativamente díspares para Espanha e Portugal. O fenómeno climático deverá começar a sentir-se em Espanha a partir do final da tarde de quarta-feira, dia 8 de outubro. Em Espanha, a AEMET alerta para uma “situação de instabilidade prolongada”, com “chuvas muito fortes e persistentes”.
As regiões mais afetadas incluem Valência, Alicante, Múrcia, Andaluzia, Aragão, o sul da Catalunha e as ilhas Baleares.
Prevê-se que o pico da tempestade ocorra na sexta-feira e no sábado, com precipitação acumulada que poderá ultrapassar os 140 mm em 12 horas em algumas áreas, aumentando o risco de “inundações locais repentinas”. Um dos artigos recorda que, no passado, a tempestade Gabrielle causou cheias históricas na região de Valência, resultando em 224 mortes.
Para Portugal continental, o cenário é consideravelmente mais ameno.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) comunicou que a depressão Alice “não deverá ter efeitos significativos no estado do tempo”.
As únicas consequências previstas são a possibilidade de “aguaceiros dispersos na região Sul durante a tarde, em especial no Interior”, entre quinta-feira e sábado, dias 9 e 11, podendo ocorrer trovoadas.
De resto, o tempo deverá manter-se pouco nublado ou limpo, com as temperaturas a permanecerem elevadas, podendo atingir os 31ºC em Santarém e Évora.
Paralelamente, o arquipélago dos Açores está a ser afetado por uma depressão atlântica distinta.
Este sistema está a provocar chuva moderada a forte e um aumento da intensidade do vento, com especial incidência nos Grupos Ocidental e Central.
Artigos
7






Mundo
Ver mais
Com as alterações feitas à lei de imigração, a entrada de pessoas em Portugal, e consequentemente nos Açores, ficará mais dificultada. Pelo menos é essa a opinião de Leoter Viegas, presidente da AIPA, que revelou, ao Correio dos Açores, quais são as implicações que as alterações terão, como poderão influenciar a entrada de mão-de-obra nos […]

No âmbito do programa de intercâmbio de peritos em Protecção Civil (Programme of Exchange of Experts of Civil Protection), promovido pela União Europeia, uma comitiva composta por quatro especialistas do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) e pela investigadora Rita Carmo do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos […]

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou na noite de quarta-feira, 8 de outubro, que Israel e o Hamas concordaram com a primeira fase do plano de paz proposto pelos Estados Unidos para a Faixa de Gaza. O acordo inclui um cessar-fogo imediato, a libertação de todos os reféns e a retirada das tropas israelitas de [...] O conteúdo Cessar fogo em Gaza. Trump anuncia assinatura da primeira fase do plano de paz aparece primeiro em Notícias Maia.

Assédio a irmã mais nova de Madeleine "foi a gota de água", que levou a queixa de Kate à Justiça.