menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Crise da Língua Azul no Alentejo: Produtores Exigem Apoios Urgentes Face a Surto Agressivo

O surto do vírus da língua azul está a afetar gravemente as explorações de ovinos em Portugal, especialmente no distrito de Beja, levando produtores e deputados do Partido Socialista a exigir medidas de apoio urgentes por parte do Governo.
News ImageNews ImageNews Image

O deputado do PS eleito por Beja, Pedro do Carmo, anunciou que irá pedir ao Governo a implementação de apoios para os produtores de ovinos da região, cujas explorações foram severamente afetadas pelo vírus da língua azul. Após uma visita a uma exploração pecuária em Castro Verde e uma reunião com a Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB), o deputado socialista realçou a necessidade de “medidas excecionais” para uma “situação excecional”, alertando para o “desânimo muito significativo” dos produtores no interior do país. A esta preocupação junta-se a da Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA), que já havia enviado uma carta ao ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, a reivindicar medidas de apoio para o setor. A situação no terreno é descrita como particularmente grave na zona do Campo Branco, que abrange os concelhos de Castro Verde, Almodôvar, Ourique e parte de Aljustrel.

Segundo a AACB, foram detetados focos do vírus, sobretudo do serótipo 3, em 240 explorações.

O presidente da associação, António Aires, confirmou que o quadro este ano “é bem mais complicado do que foi no ano passado”, com uma mortalidade e morbilidade superiores. Reportam-se “milhares” de animais doentes, muitos abortos e borregos mortos, o que, segundo Aires, irá afetar drasticamente o rendimento das explorações no próximo ano, resultando em “grandes prejuízos”. Em resposta às preocupações, o ministro José Manuel Fernandes informou no parlamento que, até 30 de outubro de 2025, foram vacinados 1.270.000 animais, um aumento considerável face aos 278.000 vacinados em janeiro do mesmo ano.

O governante apelou aos produtores para que continuem a vacinar os seus animais.

Os artigos recordam ainda que, em maio, o Governo disponibilizou um apoio de 1,9 milhões de euros para detentores de ovinos com quebras de rendimento inferiores a 30%, e outro de 9,9 milhões de euros para fazer face aos impactos da doença e da tempestade Kirk. A febre catarral ovina, ou língua azul, é uma doença viral de notificação obrigatória que afeta ruminantes e não é transmissível a humanos.

Artigos

5

Política

Ver mais
categoryVer categoria completa