Crise da Língua Azul no Alentejo: Produtores Exigem Apoios Urgentes Face a Surto Agressivo



O deputado do PS eleito por Beja, Pedro do Carmo, anunciou que irá pedir ao Governo a implementação de apoios para os produtores de ovinos da região, cujas explorações foram severamente afetadas pelo vírus da língua azul. Após uma visita a uma exploração pecuária em Castro Verde e uma reunião com a Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB), o deputado socialista realçou a necessidade de “medidas excecionais” para uma “situação excecional”, alertando para o “desânimo muito significativo” dos produtores no interior do país. A esta preocupação junta-se a da Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA), que já havia enviado uma carta ao ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, a reivindicar medidas de apoio para o setor. A situação no terreno é descrita como particularmente grave na zona do Campo Branco, que abrange os concelhos de Castro Verde, Almodôvar, Ourique e parte de Aljustrel.
Segundo a AACB, foram detetados focos do vírus, sobretudo do serótipo 3, em 240 explorações.
O presidente da associação, António Aires, confirmou que o quadro este ano “é bem mais complicado do que foi no ano passado”, com uma mortalidade e morbilidade superiores. Reportam-se “milhares” de animais doentes, muitos abortos e borregos mortos, o que, segundo Aires, irá afetar drasticamente o rendimento das explorações no próximo ano, resultando em “grandes prejuízos”. Em resposta às preocupações, o ministro José Manuel Fernandes informou no parlamento que, até 30 de outubro de 2025, foram vacinados 1.270.000 animais, um aumento considerável face aos 278.000 vacinados em janeiro do mesmo ano.
O governante apelou aos produtores para que continuem a vacinar os seus animais.
Os artigos recordam ainda que, em maio, o Governo disponibilizou um apoio de 1,9 milhões de euros para detentores de ovinos com quebras de rendimento inferiores a 30%, e outro de 9,9 milhões de euros para fazer face aos impactos da doença e da tempestade Kirk. A febre catarral ovina, ou língua azul, é uma doença viral de notificação obrigatória que afeta ruminantes e não é transmissível a humanos.
Artigos
5Política
Ver mais
Em entrevista à Renascença, Vital Moreira quer um Presidente menos intervencionista, todo o contrário que identifica em Marcelo Rebelo de Sousa que acusa de ter sido um poder perturbador, exercendo uma “magistratura de ingerência” que caiu em “abuso de poder” pelo recorde de dissoluções do Parlamento. O livro que agora lança traz propostas para travar uma “tentação presidencialista” no futuro mas inclui um prefácio de António Costa com o qual discorda na proposta de eleição direta do Presidente da República.

Entre suspeitas de dívidas e corrupção, Luís Santos Alves, candidato do Chega em Lisboa e diretor de campanha, travou batalhas jurídicas para provar a inocência.

O secretário de Estado e adjunto da Justiça diz que "existe uma prioridade do ministério da Justiça para valorizar estes profissionais".

O ministro dos negócios estrangeiros diz que Ana Paula Martins "é uma excelente ministra".





