
Aprovação da Redução do IRC



A proposta de lei do Governo para a redução do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC) foi aprovada na generalidade no parlamento.
A medida estipula uma descida progressiva da taxa, partindo dos atuais 20% para um valor de 17% a ser atingido no ano de 2028. Esta redução será implementada de forma faseada, com uma descida de um ponto percentual por ano.
A iniciativa governamental contou com um amplo apoio parlamentar, reunindo os votos favoráveis das bancadas do PSD, CDS-PP, Chega, Iniciativa Liberal (IL), PAN e Juntos pelo Povo (JPP).
Estes partidos viabilizaram assim a primeira fase de aprovação da proposta.
No entanto, a medida não foi consensual.
As bancadas do Partido Socialista (PS), do Livre e do Partido Comunista Português (PCP) posicionaram-se contra a proposta de lei, votando desfavoravelmente.
Artigos
7






Política
Ver mais
Tribunal Constitucional trava candidatura de Amândio Nunes pelo PS em Castelo Branco
O conteúdo Tribunal Constitucional trava candidatura de Amândio Nunes pelo PS em Castelo Branco aparece primeiro em AlbiNotícias.

Corte-Real acusa Pedro Duarte das suas posições sobre Metro
Além de Pedro Duarte, Miguel Corte-Real criticou ainda o candidato do PS, Manuel Pizarro, dizendo que foi eurodeputado, presidente da Distrital do PS/Porto e ministro, motivos pelos quais "poderia e deveria ter feito muito mais"

Carneiro: "Política económica do Governo está a falhar"
As declarações de Carneiro surgem depois do Conselho das Finanças Públicas (CFP) prever que a economia portuguesa cresça 1,9% este ano e 1,8% em 2026

Marcelo encontrou Guterres "em grande forma"
O chefe de Estado português chegou a Nova Iorque no sábado para participar na 80.ª sessão da Assembleia Geral da ONU, que começa na terça-feira, e noutros eventos de alto nível