
Aprovação da Redução do IRC



A proposta de lei do Governo para a redução do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC) foi aprovada na especialidade pelo parlamento. A votação decorreu na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP), onde a descida das taxas gerais foi viabilizada com os votos a favor do PSD, CDS-PP e Chega.
O Partido Socialista (PS) votou contra esta medida.
O diploma governamental estabelece uma redução progressiva da taxa geral de IRC ao longo dos próximos anos.
Atualmente situada em 20%, a taxa baixará para 19% em 2026, seguindo-se uma nova descida para 18% em 2027, até atingir o valor de 17% a partir de 2028.
Esta medida visa aliviar a carga fiscal sobre as empresas de forma faseada. Para além da alteração na taxa geral, a proposta contempla um benefício específico para as Pequenas e Médias Empresas (PME) e empresas de pequena-média capitalização. A taxa de IRC aplicada aos primeiros 50.000 euros da matéria coletável destas empresas será reduzida dos atuais 16% para 15%, com efeitos a partir de 2026.
A votação desta medida específica para as PME foi realizada em separado, a pedido do grupo parlamentar do PS.
Neste ponto, o sentido de voto dos partidos foi diferente: enquanto PSD, CDS-PP e Chega votaram a favor da redução, o PS optou pela abstenção, permitindo assim a sua aprovação.
Artigos
23






















Economia
Ver mais
Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação O consumo de bacalhau em Portugal, que ultrapassa 170 mil toneladas por ano, enfrenta dificuldades devido ao embargo europeu aos produtos russos, alerta a Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas. A organização defende que o Governo português invoque um regime de exceção junto da União Europeia para permitir a importação de bacalhau da […] O Artigo Bacalhau em risco de desaparecer da mesa dos portugueses devido a sanções à Rússia o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

Numa publicação partilhada nas redes sociais, a Autoridade Tributária (AT) explica que "existem duas formas" de pagar os impostos em prestações. Saiba tudo neste artigo e quais são as dívidas elegíveis.

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, vai percorrer a EN2 durante quatro dias, entre terça-feira e sexta-feira, a fim de conhecer as necessidades de 35 municípios de Chaves a Faro.

Portugal é o maior consumidor mundial de bacalhau salgado e o tradicional bacalhau à Brás pode deixar de estar nas ementas dos restaurantes