
Vacina MV130 mostra potencial na prevenção da asma eosinofílica



Um estudo conduzido por uma equipa da Universidade Complutense de Madrid, em Espanha, e publicado na revista científica “Nature Communications”, revelou que a vacina MV130 é eficaz na prevenção da asma alérgica eosinofílica. A investigação, realizada em modelos pré-clínicos murinos (ratos), concluiu que a vacina reduziu os sintomas da doença e restaurou a funcionalidade normal das vias aéreas em animais com asma induzida por ácaros do pó doméstico.
A asma eosinofílica é uma doença respiratória caracterizada pela inflamação e estreitamento das vias respiratórias, dificultando a respiração devido a um elevado número de eosinófilos, um tipo de glóbulo branco.
Segundo o estudo, a vacina MV130, administrada por via sublingual (gotas debaixo da língua), previne as respostas do sistema imunitário e a inflamação eosinofílica provocadas pelos alergénios dos ácaros.
O tratamento demonstrou ter um efeito protetor que dura até nove semanas após a vacinação.
A vacina bacteriana polivalente MV130, desenvolvida pelo laboratório espanhol Inmunotek, já tinha demonstrado eficácia na redução da bronquiolite infantil induzida por vírus, mas o seu efeito na asma eosinofílica ainda não tinha sido estudado.
O trabalho foi liderado pelo Professor Óscar Palomares, do grupo “Vacinas e Células Dendríticas” da universidade espanhola, em colaboração com a doutora Laura Conejero e o doutor José Luis Subiza, da Inmunotek.
Esta descoberta posiciona a MV130 como uma alternativa segura e eficaz e um candidato promissor para futuros ensaios clínicos em humanos, que poderão validar a sua aplicação na prevenção e no tratamento da asma alérgica eosinofílica.
Artigos
8







Atualidade
Ver mais
Maior tempestade do ano ruma à China após causar 14 mortos em Taiwan
O supertufão Ragasa, a mais poderosa tempestade registada no planeta em 2025, está a passar ao largo das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, após causar, pelo menos, 14 mortos em Taiwan e três nas Filipinas.

Dia de praia em pleno outono: Temperaturas acima dos 30 °C hoje em várias regiões do País
A explicação para este cenário está na instalação progressiva de uma massa de ar mais quente, associada à dorsal africana do anticiclone, que se posiciona firme a norte.

1/3 dos trabalhadores europeus está exposto a riscos climáticos, revela OSH Pulse
Calor extremo, eventos climáticos extremos ou má qualidade do ar, são alguns dos riscos relacionados com as mudanças climáticas a que os trabalhadores europeus estão expostos. Pesquisa da OSH Pulse levanta preocupações sobre impacto na saúde e segurança.

Furacão Gabrielle pode chegar ao Alto Minho? Eis o que diz o IPMA
Furacão está agora próximo dos Açores.