
Estatísticas do Desemprego em Agosto de 2025



De acordo com os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o número de desempregados inscritos nos centros de emprego em agosto de 2025 apresentou uma dupla faceta. Registou-se uma queda homóloga de 3,8%, mas uma subida de 3% em relação a julho, interrompendo um ciclo de seis meses consecutivos de descida. No final de agosto, estavam registados 301.638 indivíduos desempregados em Portugal Continental e Regiões Autónomas, o que corresponde a menos 11.783 pessoas do que em agosto de 2024, mas mais 8.813 do que no mês anterior. A diminuição homóloga foi impulsionada principalmente pelos inscritos há menos de 12 meses (-15.335), por aqueles que procuravam um novo emprego (-11.350) e pelos maiores de 25 anos (-10.341).
Analisando por grupos profissionais, verificaram-se decréscimos significativos em setores como "agricultores e trabalhadores qualificados da agricultura, pesca e floresta" (-15,8%) e "pessoal administrativo" (-13,2%).
Em contrapartida, o desemprego aumentou entre os "representantes do poder legislativo, órgãos executivos, dirigentes, directores e gestores executivos" (+16,4%) e os "trabalhadores não qualificados" (+3,8%).
Em termos regionais, a tendência homóloga foi de descida em quase todo o país, com exceção do Alentejo.
A Região Autónoma da Madeira registou a queda mais acentuada (-18,4%).
Na comparação com julho, o desemprego aumentou em todas as regiões, exceto no Algarve e nos Açores.
Um relatório específico do IEFP indicou que o número de casais em que ambos os cônjuges estão desempregados totalizava 4.890, uma redução de 0,6% face ao ano anterior, mas um aumento de 5% em relação a julho. No final de agosto, as ofertas de emprego por satisfazer nos serviços de emprego totalizavam 18.759. Este valor representa um aumento expressivo de 53,9% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, embora tenha registado um ligeiro decréscimo de 1,3% face a julho.
Artigos
7






Atualidade
Ver mais
20 minutos: as buscas na TAP à indemnização de Alexandra Reis e o ataque a adeptos do FCP em Alvalade
A TAP está a ser alvo de buscas por causa da indemnização de 500 mil euros a Alexandra Reis. As autoridades suspeitam de vários crimes, incluindo administração danosa, e procuram documentos na sede da empresa e num escritório de advogados. O caso levou à demissão do então ministro Pedro Nuno Santos. Foram detidos mais três elementos da claque do Sporting Juve Leo pelo ataque a adeptos do Porto. O carro em que seguiam foi incendiado depois de um jogo de hóquei em patins, em Alvalade. O processo já tem seis arguidos indiciados por tentiva de homicidio.

Droga e telemóveis escondidos de forma ousada: Mulher travada na cadeia de Coimbra
Uma mulher foi intercetada no sábado à tarde, 19 de setembro, por guardas prisionais do Estabelecimento Prisional de Coimbra, quando...

15 minutos: a falta de médicos nas urgências de obstetrícia e a guerra política sobre o Elevador da Glória
6 dos 8 obstetras do Hospital do Barreiro que a Ministra da Saúde quer obrigar a cumprir as escalas de serviço no Hospital Garcia de Orta, em Almada, já não têm idade para fazer urgências por terem mais de 55 anos. Os sindicatos falam numa medida inutil e ao que a SIC apurou, esta situação está a criar ansiedade nas grávidas. Na política, o PS e o PCP pediram uma reunião ao Presidente da Câmara de Lisboa para debater a tragédia com o elevador da Glória. Carlos Moedas marcou o encontro para o dia a seguir às eleições e acusa o PS de estar a tentar ganhar votos.

Ministro diz que maioria dos alunos tem aulas mesmo que falte um professor
Num universo de 130 mil professores existem “mil horários” por preencher O conteúdo Ministro diz que maioria dos alunos tem aulas mesmo que falte um professor aparece primeiro em O MINHO.