
Desemprego recua em julho na zona euro e União Europeia



Os dados mais recentes do Eurostat, o serviço de estatística da União Europeia, revelam que a taxa de desemprego na UE se fixou nos 5,9% em julho de 2025.
Este valor representa uma ligeira descida em comparação com os 6,0% registados no período homólogo de 2024, indicando uma melhoria contínua no mercado laboral comunitário.
Na zona euro, que agrega 20 Estados-membros, a taxa de desemprego foi de 6,2%, também a assinalar um recuo. Em números absolutos, o Eurostat estima que, em julho de 2025, havia 13,025 milhões de pessoas desempregadas em toda a União Europeia.
Desse total, a maioria, 10,805 milhões, residia na zona euro.
Os artigos mencionam ainda uma tendência de queda no desemprego jovem em toda a Europa, embora não sejam fornecidos dados quantitativos ou percentagens específicas sobre este indicador.
A análise por país evidencia contrastes significativos no seio da União Europeia.
A Espanha destacou-se negativamente ao apresentar a taxa de desemprego mais alta entre todos os Estados-membros, atingindo os 10,4%. Por outro lado, Portugal apresentou uma situação mais favorável, com uma taxa de desemprego de 5,8% no mesmo período.
Este valor coloca Portugal abaixo da média quer da zona euro (6,2%) quer do conjunto da União Europeia (5,9%), sugerindo um desempenho positivo do seu mercado de trabalho em comparação com os seus parceiros europeus.
Não foram fornecidos dados sobre as taxas de desemprego nos restantes países.
Artigos
13












Economia
Ver mais
Volvo dá garantia de 13 anos, mas só em Portugal
A Volvo Car Portugal acaba de lançar uma medida inédita: um novo programa de extensão de garantia para viaturas 100% elétricas (BEV), que permite aos clientes prolongar a proteção da sua viatura e da respetiva bateria, sem limite de quilómetros, até que esta atinja os 13 anos de idade. Esta solução, que é única no setor e […] O conteúdo Volvo dá garantia de 13 anos, mas só em Portugal aparece primeiro em BOM DIA.

Companhia das Lezírias doa 250 toneladas de feno a explorações pecuárias afetadas pelos incêndios
A Companhia das Lezírias, em articulação com o Ministério da Agricultura e Pescas, realizou uma doação de 900 fardos de feno, num total de 250 toneladas. [Leia mais]

Elevador é parte da explicação
A mobilidade social na Alemanha diminuiu significativamente desde a década de 70. O exemplo é alemão, mas podia ser francês ou português.

Reformados recebem ‘extra’ partir desta segunda-feira
Suplemento pode chegar aos 200 euros