menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
Nenhuma notificação
user
Close

Impacto da Desflorestação no Clima da Amazónia

A desflorestação local, e não as alterações climáticas globais, é a principal responsável pela diminuição da chuva na Amazónia durante a estação seca, revela um novo estudo. Esta investigação quantifica pela primeira vez o peso de cada fator nas mudanças climáticas da maior floresta tropical do planeta.
News ImageNews ImageNews Image

Uma investigação conjunta entre cientistas do Brasil e do Instituto Max Planck de Química, na Alemanha, concluiu que a desflorestação local é a causa principal da redução de quase 8% na precipitação na Amazónia durante a estação seca, desde 1985. O estudo, publicado na Nature Communications, conseguiu diferenciar e quantificar os impactos da desflorestação local e das alterações climáticas globais, um desafio para investigações anteriores. Segundo Luiz Machado, investigador da Universidade de São Paulo e autor do estudo, a desflorestação explica quase 75% da redução da chuva na estação seca, um período crítico em que pequenas alterações podem ter um impacto desproporcional na vegetação. A análise, que utilizou dados de satélite e atmosféricos de 29 regiões da Amazónia brasileira entre 1985 e 2020, revela que, enquanto a desflorestação domina o impacto na precipitação, as alterações climáticas globais são a principal causa do aumento da temperatura. Cerca de 84% do aumento de 2 graus Celsius na temperatura é atribuível às alterações climáticas, com a desflorestação a ser responsável pelos restantes 16%. Da mesma forma, mais de 99% do aumento de gases com efeito de estufa, como o metano e o dióxido de carbono, deve-se às alterações climáticas globais, com a desflorestação a contribuir com apenas 0,3% para o aumento de CO2. O estudo salienta que o clima amazónico não responde de forma linear à perda de floresta, sendo que as alterações mais severas ocorrem nas fases iniciais do processo, especialmente com a perda de 10% a 40% da cobertura florestal.

Luiz Machado sublinha a importância de travar a desflorestação para preservar a resiliência climática da região.

As projeções para 2035 são preocupantes.

Se a desflorestação continuar ao ritmo atual, os investigadores alertam para um possível aumento adicional da temperatura de aproximadamente 0,6 °C e uma redução de cerca de sete milímetros na precipitação durante a estação seca, em comparação com os níveis atuais.

Artigos

8

Ciência e Tecnologia

Ver mais
News Image

Voge 625 R 2025: Uma naked refinada

No mês passado foi apresentada a mais recente evolução da naked média Voge, a 625 R, já lançada em alguns mercados europeus, modelo que aqui detalhamos ao pormenor. Visualmente, a 625 R enquadra-se claramente na categoria naked, com linhas agressivas na dianteira e um certo tamanho compacto. É equipada com o motor bicilíndrico em linha do DS625X, com distribuição de 270° para promover binário em qualquer rotação. O bloco Euro 5+ de 581 cm³ entrega 63,9 cv e 57 Nm. Dois modos de pilotagem e controle de tração estão presentes. Pesando 195 kg em ordem de marcha, a Voge é construída em torno de um quadro tubular de aço perimetral, com garfo invertido KYB de 41 mm e amortecedor com ajuste de pré-carga do mesmo fabricante. A travagem é feita por pinças Nissin na dianteira e na traseira, com ABS de dois canais. Pneus Pirelli equipam as rodas de 17 polegadas. A 625 R vem de fábrica com iluminação full LED, alerta de travão de emergência, manetes ajustáveis, apoios de alumínio para o passageiro, tampa do deDisponível em uma única cor preta, o roadster Voge 625 R agora está disponível em revendedores franceses pelo preço de 5.749 euros, com garantia de três anos para peças e mão de obra.pósito de combustível com chave e porta USB. A instrumentação é feita por meio de uma tela TFT de 5 polegadas, exibindo conta-rotações, hodômetro parcial, hora, temperatura da água, temperatura externa, marcha engatada, etc. Conectividade e navegação curva a curva são integradas. Disponível numa única cor preta, a naked Voge 625 R agora está disponível em revendedores com garantia de três anos para peças e mão de obra.

Source LogoMotomais
categoryVer categoria completa