
Deslizamento de terras no Sudão soterra uma aldeia e faz cerca de mil mortos



A aldeia de Tarsin, localizada no centro de Jebel Marra, no distrito de Amo, foi "completamente destruída" no domingo por um deslizamento de terras.
A informação foi divulgada na terça-feira pelo Movimento do Exército de Libertação do Sudão (SLM, na sigla em inglês), o grupo armado que controla a região.
Segundo os relatos iniciais, todos os residentes da aldeia, incluindo homens, mulheres e crianças, morreram, totalizando cerca de mil vítimas.
Apenas uma pessoa sobreviveu à tragédia.
Num comunicado, o SLM, liderado por Abdelwahid Mohamed Nour, expressou "profunda tristeza e preocupação" com os acontecimentos.
O grupo apelou às Nações Unidas para que prestem apoio urgente na recuperação dos corpos e na remoção dos escombros da aldeia soterrada.
Este pedido de ajuda internacional foi reiterado em várias comunicações sobre o desastre.
A tragédia assume contornos ainda mais graves dado o contexto da região.
As montanhas de Marra tornaram-se um refúgio para parte da população que fugia da guerra civil no Sudão, particularmente dos combates no estado do Darfur do Norte. O SLM, um grupo rebelde do Darfur que controla esta área montanhosa, tem-se mantido neutro no conflito que opõe o exército sudanês e o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF) desde abril de 2023. Esta guerra já causou dezenas de milhares de mortos e o deslocamento de cerca de 13 milhões de pessoas, sendo considerada a pior catástrofe humanitária do planeta.
Artigos
9








Mundo
Ver mais
Texas aprova legislação que visa fabricantes de comprimidos abortivos
Os legisladores do estado norte-americano do Texas aprovaram hoje um projeto de lei que permite que os cidadãos processem os fabricantes de comprimidos abortivos e qualquer pessoa que envie o medicamento pelo correio, noticiou a Associated Press.

"Quase o venci". Filho de Donald em luta de sumo no Japão (ora veja)
Os seguidores de Eric Trump, terceiro filho de Donald Trump, gostaram da publicação, apontando que este era um "ótimo desporto" e que se "divertiram" a ver o empresário e girar.

Afeganistão regista novo sismo de 5,6. É o mais forte desde domingo
Um novo sismo de magnitude 5,6 atingiu hoje à noite o leste do Afeganistão, o mais forte a atingir a região desde o passado domingo, quando um sismo de magnitude 6,0 fez mais de 2.205 mortos e 3.640 feridos.

Despiste de autocarro em Londres provoca pânico e vários feridos
Acidente na Victoria Street envolveu passageiros, peões e mobilizou forte operação de emergência