Siemens Gamesa Encerra em Oliveira de Frades, Ampliando a Reestruturação no Setor Eólico em Portugal



A Siemens Gamesa anunciou o encerramento das suas instalações de reparação de pás eólicas em Oliveira de Frades, no distrito de Viseu, o que resultará no despedimento de cerca de 100 trabalhadores. A decisão foi justificada por uma fonte oficial da Siemens Energy com a ausência de carga de trabalho prevista para os próximos anos, inserindo-se num esforço da empresa para garantir a competitividade a longo prazo e regressar à rentabilidade.
A multinacional, que opera num 'ambiente de mercado muito dinâmico', está constantemente a avaliar a sua presença fabril.
Este encerramento ocorre menos de um ano após a Siemens Gamesa ter efetuado um despedimento coletivo de 222 trabalhadores na sua fábrica de Vagos, em Aveiro, em janeiro. Naquela altura, a empresa tinha garantido que a unidade de Oliveira de Frades não seria afetada pela reestruturação, que visava adaptar a capacidade de produção à paragem das vendas de certas turbinas 'onshore'.
A justificação para a redução em Vagos foi, tal como agora, uma diminuição significativa no plano de trabalho. Para mitigar o impacto da decisão em Oliveira de Frades, a Siemens Gamesa comprometeu-se a minimizar as consequências para os seus funcionários, afirmando que 'aproximadamente metade' receberá uma oferta de transferência para outras unidades da empresa. Os restantes trabalhadores, principalmente da área da produção, enfrentarão o despedimento, enquanto os funcionários da manutenção e administração permanecem, para já, sem perspetivas de continuidade. O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Frades, João Valério, lamentou a decisão, que considerou 'um dano económico e social'.
Embora surpreendido, admitiu que o fecho já era 'um bocadinho anunciado' após os acontecimentos em Aveiro.
O autarca informou que a câmara está a articular com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) para apoiar os trabalhadores. Reconheceu ainda que existe carência de mão de obra na zona industrial e que alguns empresários locais já manifestaram interesse em contratar parte dos funcionários dispensados. Algumas fontes indicam que a autarquia e os sindicatos acusam a empresa de má gestão.
Artigos
12Economia
Ver mais
O júri liderado pelo economista Augusto Mateus aceitou o pedido do consórcio Newtour/MS Aviation para adiar até 24 de Novembro o prazo para apresentar uma proposta de compra da Azores Airlines. A notícia foi avançada pela agência Lusa, citada na imprensa portuguesa (para ler no “Observador” clique aqui), que cita uma fonte ligada ao processo. […] O conteúdo Júri aceita adiar prazo para apresentação de proposta pela Azores Airlines aparece primeiro em Presstur.

De acordo com o mais recente boletim do Sistema de Informação de Mercados Agrícolas (SIMA), referente à semana de 3 a 9 de novembro de 2025, as cotações médias dos borregos registaram aumentos significativos nas principais áreas de mercado do Alentejo. Em Beja, o preço do borrego entre 13 e 21 quilos subiu 0,40 euros […]

O rendimento das famílias na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) continuou a crescer no segundo trimestre, subindo 0,4% em relação aos primeiros três meses do ano, mostram dados divulgados pela instituição.

Apesar de registar uma ligeira redução de 1,1% em 2024, a região de Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a que apresenta o maior volume absoluto de despesa







