
Análise da Despesa com o Complemento Solidário para Idosos (CSI)



O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou para um desvio significativo nas despesas com o Complemento Solidário para Idosos (CSI), uma prestação mensal em dinheiro destinada a idosos em situação de pobreza. De acordo com as projeções da entidade, o impacto orçamental das alterações a este apoio social poderá resultar num aumento de 42% na despesa face ao previsto para o ano de 2025, configurando uma derrapagem superior a 40%. As previsões a longo prazo indicam uma trajetória de crescimento acentuado.
O CFP calcula que o valor total da despesa com o CSI possa atingir os 1.093 milhões de euros até ao ano de 2029. Este aumento é impulsionado, em parte, pelo crescimento contínuo do número de beneficiários, que regista um acréscimo de cerca de 3.000 novas pessoas a cada mês. A análise do CFP sublinha, assim, o impacto financeiro substancial das medidas governamentais relacionadas com este apoio, que poderá mais do que quadruplicar até ao final da década, superando a marca dos mil milhões de euros e pressionando as contas públicas.
Artigos
5




Economia
Ver mais
Empresários querem regime especial para microempresas e isenção no OE2026
As confederações empresariais defenderam hoje a criação de um regime especial para microempresas e a isenção de tributação nas primeiras 200 horas de trabalho extraordinário no âmbito do Orçamento do Estado para 2026 (OE2026).

Ocupações ilegais? Proprietários alertam para risco de "justiça privada"
O presidente da Associação Lisbonense de Proprietários (ALP), Luís Menezes Leitão, defendeu hoje a necessidade de uma resposta rápida e eficaz do Estado às ocupações ilegais de imóveis, alertando para o risco de surgirem "formas ilegais de justiça privada".

Se está a pensar comprar casa, este webinar (gratuito) pode ser útil
O ComparaJá vai realizar amanhã, dia 24 de Setembro, às 15h00, o webinar gratuito “Estou pronto para comprar casa. E agora?”, destinado a todos os que estão preparados para dar o passo da compra de casa, mas ainda têm dúvidas sobre como avançar.

MediaMarkt vai ser DARTY e está pronta para dar tudo
Com mais de 70 anos de história, a DARTY chega a Portugal e promete "Dar tudo, para dar-te o melhor", focando-se na confiança e proximidade do consumidor.