menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
Nenhuma notificação
user
Close

Análise da Despesa com o Complemento Solidário para Idosos (CSI)

A despesa com o Complemento Solidário para Idosos (CSI) poderá exceder em 42% o valor orçamentado para 2025, segundo uma análise do Conselho das Finanças Públicas, que alerta para um impacto orçamental crescente nos próximos anos.
News ImageNews ImageNews Image

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou para um desvio significativo nas despesas com o Complemento Solidário para Idosos (CSI), uma prestação mensal em dinheiro destinada a idosos em situação de pobreza. De acordo com as projeções da entidade, o impacto orçamental das alterações a este apoio social poderá resultar num aumento de 42% na despesa face ao previsto para o ano de 2025, configurando uma derrapagem superior a 40%. As previsões a longo prazo indicam uma trajetória de crescimento acentuado.

O CFP calcula que o valor total da despesa com o CSI possa atingir os 1.093 milhões de euros até ao ano de 2029. Este aumento é impulsionado, em parte, pelo crescimento contínuo do número de beneficiários, que regista um acréscimo de cerca de 3.000 novas pessoas a cada mês. A análise do CFP sublinha, assim, o impacto financeiro substancial das medidas governamentais relacionadas com este apoio, que poderá mais do que quadruplicar até ao final da década, superando a marca dos mil milhões de euros e pressionando as contas públicas.

Artigos

5

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa