
Deteção de Legionella em Escolas de Paredes



A presença da bactéria Legionella foi confirmada no sistema de água de dois estabelecimentos de ensino no concelho de Paredes: o Centro Escolar de Recarei e o pavilhão gimnodesportivo da Escola Básica e Secundária de Paredes. Segundo a autarquia, a deteção ocorreu durante análises de rotina efetuadas no início do ano letivo, no contexto da implementação do plano municipal de prevenção e controlo da bactéria. Em articulação com a Delegação Regional de Saúde, a Câmara Municipal de Paredes adotou de imediato medidas preventivas para salvaguardar a saúde pública. No Centro Escolar de Recarei, procedeu-se ao encerramento das casas de banho e da cantina, sendo instaladas casas de banho portáteis e fornecidas as refeições em louça descartável. No caso da Escola Básica e Secundária de Paredes, as aulas de educação física no pavilhão foram suspensas, prevendo-se que sejam retomadas no Pavilhão Multiusos de Paredes entre o final desta semana e o início da próxima. A autarquia informou os pais e encarregados de educação através de cartas enviadas na segunda-feira, assegurando que as restrições se manterão até que os resultados de novas análises confirmem a segurança na utilização dos equipamentos, o que se espera que aconteça a breve prazo. Os artigos não mencionam o registo de qualquer caso de infeção. A situação foi denunciada pela candidatura do PSD/CDS-PP às eleições autárquicas de 12 de outubro, que se mostrou "preocupada" e referiu já ter alertado para a "falta de investimento no setor".
Artigos
10









Atualidade
Ver mais
Cientistas descobrem tecnologia que gera raio X com imagens coloridas
Uma equipa de cientistas dos Estados unidos (EUA) desenvolveu uma tecnologia capaz de melhorar as imagens dos testes de raio X tornando-as coloridas, noticiou na segunda-feira a Europa Press.

Vacinação contra gripe e covid-19 começa hoje. Meta é vacinar 4 milhões
A campanha de vacinação contra a gripe e a covid-19 arranca hoje em unidades do SNS e farmácias, visando imunizar contra a gripe 2,5 milhões de pessoas e 1,5 milhões contra a covid-19 até ao Natal, anunciou a Direção-Geral da Saúde.

DGS apela para vacinação contra a gripe de crianças entre seis e 23 meses
O subdiretor-geral da Saúde apelou hoje aos pais para que vacinem contra a gripe os seus bebés e crianças entre os seis meses e os dois anos, para prevenir casos graves da doença e evitar internamentos.

Mais de 40 concelhos mantêm-se hoje em perigo máximo de incêndio
Mais de 40 concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro continuam hoje perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).