
Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à agitação marítima



O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso amarelo para dez distritos de Portugal continental, válido entre as 06:00 de terça-feira e as 00:00 de quarta-feira.
Os distritos abrangidos são Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga.
O aviso amarelo, o menos grave, é acionado perante uma situação de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas. A previsão aponta para ondas de noroeste na costa ocidental com uma altura significativa de até quatro metros, podendo atingir uma altura máxima de sete metros. O IPMA destaca os valores muito elevados do período de pico, esperados entre 15 a 20 segundos, o que resulta em ondas muito energéticas e com grande volume de água. Esta condição aumenta significativamente o risco de formação de fortes correntes de retorno junto à costa. Adicionalmente, durante o período de maré cheia à tarde, e com uma amplitude de maré elevada, prevê-se que várias praias possam ficar sem areal.
Esta agitação marítima resulta do posicionamento do ciclone pós-tropical ERIN e é considerada uma situação pouco frequente para o mês de agosto.
A ondulação forte na costa ocidental deverá manter-se ao longo da semana, com alturas significativas entre os dois e os três metros.
Em contraste, a costa sul do Algarve não será tão afetada, com a previsão de ondas de sudoeste até um metro de altura. Face a este cenário, a Autoridade Marítima Nacional emitiu um alerta, recomendando à comunidade piscatória e à náutica de recreio o regresso ao porto de abrigo mais próximo e desaconselhando saídas para o mar.
À população em geral, é pedido que se evitem passeios junto à costa e atividades lúdicas em zonas expostas. É feita uma chamada de atenção especial aos pescadores lúdicos para que não pratiquem a atividade em arribas, falésias ou quebra-mares, devido ao risco de serem atingidos pelas ondas em locais aparentemente seguros.
Artigos
40







































Atualidade
Ver mais
Bombeiro de Machico filmado a agredir a mulher. Tudo o que se sabe
Uma mulher foi brutalmente agredida pelo companheiro, que é bombeiro em Machico. O Comando dos Bombeiros Municipais de Machico já reagiu ao sucedido, bem como o suspeito, que foi identificado pela PSP.

Urgências estão "melhor do que no ano passado", mas "ainda não estão bem"
A ministra da Saúde defendeu que a situação nos serviços de urgência "está melhor do que no ano passado" e deu como exemplo o fim de semana entre 15 e 17 agosto, em que, em 2024, oito serviços de urgência de Obstetrícia estiveram fechados, enquanto este ano foram quatro.

Há 37 anos, o Chiado ardia num incêndio que mudou Lisboa
A cidade de Lisboa assinalou esta segunda-feira, 25 de agosto, o Dia do Bombeiro, com uma cerimónia de homenagem junto à lápide evocativa do incêndio do Chiado, ocorrido há 37 anos, que marcou profundamente a capital, sendo considerado uma das maiores catástrofes urbanas da capital portuguesa no século passado, mudando para sempre a paisagem daquela […] O conteúdo Há 37 anos, o Chiado ardia num incêndio que mudou Lisboa aparece primeiro em oRegiões.

Escolas poderão alargar proibição de smartphones aos alunos do 3º ciclo
O Ministério da Educação recomenda que os estabelecimentos considerem alargar a interdição de telemóveis, visando maior coerência nas regras e promoção da socialização sem tecnologia