Dez pessoas incluindo cinco crianças hospitalizadas por intoxicação em Coimbra



Na manhã desta quinta-feira, dia de Natal, dez pessoas foram assistidas por intoxicação por monóxido de carbono numa habitação em Casal das Figueiras, na freguesia de São Martinho de Árvore, Coimbra. As vítimas são cinco adultos e cinco crianças, uma das quais um bebé de dois meses, e foram todas consideradas feridos leves.
O alerta para a situação foi dado por volta das 08:00, depois de um dos membros da família se ter sentido indisposto.
A origem do incidente terá sido uma braseira, segundo fontes da Proteção Civil.
No entanto, uma das notícias avança que a intoxicação pode ter sido provocada pela acumulação de fumo de um fogão a lenha, no qual algo teria ficado a cozinhar durante a noite.
Todas as dez vítimas foram assistidas no local e posteriormente transportadas para o hospital para avaliação e acompanhamento médico.
A ocorrência exigiu uma mobilização significativa de meios.
No total, estiveram no local 27 operacionais, apoiados por 11 viaturas.
Foram ativadas dez ambulâncias para o transporte dos feridos, pertencentes aos Bombeiros Sapadores e Voluntários de Coimbra, às corporações de Montemor-o-Velho e Cantanhede, à Cruz Vermelha Portuguesa e ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
A operação contou ainda com o apoio da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do hospital da Figueira da Foz. A Guarda Nacional Republicana (GNR) tomou conta da ocorrência.


















