menulogo
Notícias Agora
user
Close

DGAV cria linha de apoio para animais afetados por incêndios

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) estabeleceu uma linha telefónica de emergência para auxiliar os animais em risco devido aos incêndios que assolam Portugal Continental.
News ImageNews ImageNews Image

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) disponibilizou uma nova linha telefónica de apoio, ativa 24 horas por dia, para responder às necessidades relacionadas com animais durante a vaga de incêndios. Através do número 213 239 621, é possível reportar pedidos de ajuda, acolhimento e alimentação para os animais, bem como obter informações sobre os procedimentos de encaminhamento em situações de emergência.

A DGAV refere que esta linha visa garantir "uma resposta rápida e eficaz", especialmente para os agricultores.

Esta medida surge num contexto de múltiplos incêndios rurais de grande dimensão que afetam Portugal continental desde julho, com particular incidência nas regiões Norte e Centro.

Os fogos já provocaram consequências graves, incluindo três mortos, um dos quais bombeiro, e vários feridos.

Além das perdas humanas, foram destruídas total ou parcialmente habitações, explorações agrícolas e pecuárias, e uma vasta área florestal.

Para combater as chamas, Portugal ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, através do qual recebeu apoio aéreo.

Segundo dados oficiais provisórios, até 21 de agosto, os incêndios consumiram um total de 234 mil hectares em todo o país. O incêndio de Arganil foi um dos mais devastadores, sendo responsável, por si só, por mais de 50 mil hectares de área ardida.

Artigos

8

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa