
Investigação a Maus-Tratos de Patos em Benavente



A Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) abriu uma investigação à Marinhave, a maior exploração de patos da Península Ibérica, situada em Samora Correia, no concelho de Benavente, por suspeitas de maus-tratos a animais. A investigação surge na sequência de uma reportagem transmitida pela SIC, a 29 de setembro de 2025, que divulgou imagens de práticas contrárias às normas de bem-estar animal.
A reportagem mostrava patos recém-nascidos, alguns vivos e outros mortos, a serem deitados no lixo, bem como trabalhadores a agredir os animais.
A DGAV declarou em comunicado que encara a situação com a "máxima gravidade" e que está a desenvolver "todas as diligências necessárias para o cabal apuramento dos factos". Para tal, estão em marcha ações inspetivas complementares com o objetivo de recolher informação técnica que permita avaliar a veracidade e o alcance das situações denunciadas.
A autoridade veterinária esclareceu que a exploração se encontra sem quaisquer animais desde 5 de setembro de 2025. Esta interrupção da atividade foi determinada pela própria DGAV, na sequência da confirmação de um foco de gripe aviária na instalação, não estando diretamente relacionada com as denúncias de maus-tratos. A reabertura da exploração e a introdução de novos animais estão agora condicionadas à conclusão das averiguações em curso.
A DGAV foi perentória ao afirmar que a autorização só será concedida quando estiver "comprovado o cumprimento integral das exigências legais em matéria de bem-estar animal e biossegurança".
Caso as investigações confirmem os incumprimentos legais ou as práticas de maus-tratos, a DGAV aplicará as sanções previstas na lei, que podem incluir processos contraordenacionais.
A DGAV reafirmou o seu compromisso com o cumprimento da legislação de bem-estar animal, com a proteção da saúde pública e a defesa da confiança dos cidadãos.
A agência Lusa contactou a Marinhave, mas aguardava uma resposta.
Artigos
5




Atualidade
Ver mais
O Comando Territorial de Setúbal, através do Destacamento Territorial de Almada, no dia 26 de setembro, deteve um homem de 34 anos, no concelho de Almada, sobre o qual pendia um mandado de detenção europeu emitido pelas autoridades judiciárias luxemburguesas. No âmbito de uma denúncia relativa a um furto de uma viatura, ocorrido no concelho […]

O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Vila Nova de Cerveira, no dia 25 de setembro, deteve um homem de 52 anos por violência doméstica, no concelho de Vila Nova de Cerveira. No âmbito de uma denúncia pelo crime de violência doméstica, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato ao local, onde apuraram que o […]

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, em cumprimento de uma ordem judicial emitida pelo Tribunal Família e Menores de Guimarães, localizou um menor de 10 anos, e entregou-o à sua mãe, no âmbito de incumprimento das responsabilidades parentais por parte do pai. O menor e o pai estavam, desde julho, […]

O centro da AIMA no templo hindu de Lisboa tem atendido diariamente mais de mil imigrantes. Com controlo apertado, já houve 29 detenções dentro dos centros.