
Regresso do Tempo de Verão Marca Início de Outubro em Portugal Continental



O início da semana de 6 de outubro será marcado pelo regresso do tempo quente e seco a Portugal Continental, após um fim de semana de temperaturas mais amenas e alguma nebulosidade.
A causa desta mudança é uma crista subtropical, ou anticiclone, que se estende desde os Açores até à Europa Central, bloqueando a passagem de frentes atlânticas.
Esta condição resultará em céu geralmente limpo, ausência de precipitação e temperaturas significativamente acima da média para a época do ano.
Na segunda-feira, as temperaturas máximas deverão ultrapassar os 20 ºC em quase todo o território, atingindo valores próximos ou superiores a 30 ºC em diversas zonas. As previsões indicam máximas de 30 ºC em Braga, 32 ºC em Évora e até 33 ºC no Alentejo. No litoral, cidades como o Porto poderão chegar aos 27 ºC e Lisboa aos 28 ºC. As temperaturas mínimas irão variar entre os 7 ºC e os 16 ºC, resultando numa grande amplitude térmica diária, sobretudo no interior.
As previsões para o resto da semana apresentam alguma variabilidade, com alguns meteorologistas a apontarem terça e quarta-feira como os dias mais quentes, enquanto outros indicam uma ligeira descida das temperaturas a meio da semana.
A ausência de precipitação será uma constante em Portugal Continental e na Madeira, prevendo-se que o tempo seco se prolongue pelo menos até meados do mês. Em contraste, a Região Autónoma dos Açores será a única zona do país com previsão de chuva abundante, especialmente entre quarta e quinta-feira, devido à passagem de um sistema de baixas pressões atlântico. Esta situação meteorológica acarreta consequências, nomeadamente o aumento do risco de incêndio rural para níveis "elevado" ou "muito elevado" em grande parte do Continente, segundo o IPMA.
Este risco é agravado pela baixa humidade relativa do ar, que poderá descer abaixo dos 30% no interior, e pelo vento moderado a forte nas terras altas.
Adicionalmente, os níveis de radiação ultravioleta permanecerão elevados.
Artigos
24























Atualidade
Ver mais
O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), tem a decorrer até 24 de outubro, a 2ª fase de candidaturas à Pós-Graduação em Gestão de Programas e Fundos Europeus.Trata-se de uma formação inovadora lançada pelo IPBeja, em parceria com a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, destinada a profissionais que pretendem atuar com excelência nas ... O conteúdo IPBeja – Candidaturas em Gestão de Programas e Fundos Europeus aparece primeiro em A Planície.

As notícias na Rádio Observador. Aconteça o que acontecer.

Os profissionais de saúde têm uma perceção mais negativa do impacto da doença renal crónica, da insuficiência cardíaca e da diabetes do que os próprios doentes, conclui um estudo que defende a comunicação como uma ferramenta terapêutica. Esta é uma das conclusões dos projetos Concordia, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP), ontem apresentados em Lisboa e que foram dedicados à doença renal crónica, à insuficiência cardíaca e à diabetes mellitus tipo 2. Na prát

A psicóloga Tânia Gaspar alertou ontem para o aumento dos comportamentos autolesivos nos jovens e defendeu que as mortes de dois alunos em Viseu devem servir para se falar mais abertamente sobre sofrimento psicológico e saúde mental. "Sendo uma situação de alerta, acho que poderemos parar um bocadinho, pensar e aproveitar este acontecimento - já que aconteceu - para poder realmente falar sobre este tema", disse à agência Lusa a professora e coordenadora em Portugal do estudo Health Behavior Scho