menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Iniciativas de Combate ao Bullying e o Silêncio das Vítimas

O bullying e o cyberbullying são problemas crescentes em Portugal, motivando iniciativas internacionais e alertas de especialistas sobre o impacto devastador e o silêncio que muitas vezes rodeia as vítimas.
News ImageNews ImageNews Image

O fenómeno do bullying em Portugal está a aumentar, com quase 6% dos estudantes a relatarem já ter sido vítimas de violência física ou psicológica.

Frequentemente desvalorizado como uma “brincadeira de crianças”, o bullying tem um impacto devastador, deixando marcas profundas na saúde mental e na formação da identidade dos jovens, o que leva professores e pais a pedirem respostas urgentes para travar o problema. No contexto do Dia Mundial de Combate ao Bullying, assinalado a 20 de outubro, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) alertou para uma vertente específica e preocupante: o cyberbullying.

Segundo a OPP, a maioria das crianças e jovens vítimas desta forma de violência não procura ajuda junto dos adultos, seja por medo ou por vergonha.

Para sensibilizar e fornecer ferramentas, a organização lançou uma Factsheet destinada a pais e cuidadores.

Em resposta a esta problemática, surgem projetos educativos focados na prevenção.

Um exemplo é a participação do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes (AEFFL), de Olhão, no projeto Erasmus+ “Don’t Bully, Be Happy!”.

Numa mobilidade em Düzce, na Turquia, os docentes portugueses Leonor Faustino e Óscar Ribeiro partilharam com parceiros da Turquia, Itália e Alemanha as atividades desenvolvidas na sua escola, como “sketchs” temáticos e sinopses de obras literárias sobre o tema.

Esta iniciativa de colaboração internacional está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, nomeadamente o ODS 4 (Educação de Qualidade) e o ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes), promovendo ambientes escolares mais seguros, inclusivos e o respeito pelos direitos humanos.

Para os professores, estas experiências representam um enriquecimento pedagógico e cultural, dotando-os de novas ferramentas para construir uma comunidade educativa mais justa e solidária.

Artigos

20
Ver mais▼

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones