Iniciativas de Combate ao Bullying e o Silêncio das Vítimas



O fenómeno do bullying em Portugal está a aumentar, com quase 6% dos estudantes a relatarem já ter sido vítimas de violência física ou psicológica.
Frequentemente desvalorizado como uma “brincadeira de crianças”, o bullying tem um impacto devastador, deixando marcas profundas na saúde mental e na formação da identidade dos jovens, o que leva professores e pais a pedirem respostas urgentes para travar o problema. No contexto do Dia Mundial de Combate ao Bullying, assinalado a 20 de outubro, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) alertou para uma vertente específica e preocupante: o cyberbullying.
Segundo a OPP, a maioria das crianças e jovens vítimas desta forma de violência não procura ajuda junto dos adultos, seja por medo ou por vergonha.
Para sensibilizar e fornecer ferramentas, a organização lançou uma Factsheet destinada a pais e cuidadores.
Em resposta a esta problemática, surgem projetos educativos focados na prevenção.
Um exemplo é a participação do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes (AEFFL), de Olhão, no projeto Erasmus+ “Don’t Bully, Be Happy!”.
Numa mobilidade em Düzce, na Turquia, os docentes portugueses Leonor Faustino e Óscar Ribeiro partilharam com parceiros da Turquia, Itália e Alemanha as atividades desenvolvidas na sua escola, como “sketchs” temáticos e sinopses de obras literárias sobre o tema.
Esta iniciativa de colaboração internacional está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, nomeadamente o ODS 4 (Educação de Qualidade) e o ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes), promovendo ambientes escolares mais seguros, inclusivos e o respeito pelos direitos humanos.
Para os professores, estas experiências representam um enriquecimento pedagógico e cultural, dotando-os de novas ferramentas para construir uma comunidade educativa mais justa e solidária.
Artigos
20Atualidade
Ver mais
O Governo espanhol decidiu proibir, a partir de segunda-feira, a criação de aves de capoeira, em várias zonas do país, face ao aumento do número de casos de infeção pela gripe das aves na Europa. “Nas últimas semanas, temos observado um aumento do número de casos, tanto em aves selvagens como domésticas, indicando um agravamento […]

IPMA prevê rajadas até 90 km/h no litoral e acumulados de chuva superiores a 150 mm no Norte e Centro até domingo Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Depressão Claudia provoca vento forte, chuva intensa e agitação marítima em Portugal até ao fim de semana

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC), por intermédio dos seus docentes, estudantes e alumni,...

As alegadas agressões foram registadas por câmaras de videovigilância e ocorreram em fevereiro Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Ministério Público acusa dois polícias de agredirem arguido dentro do tribunal de Almada






