
Homenagem a Diogo Jota e André Silva na Bola de Ouro



A gala da Bola de Ouro 2025, que decorreu em Paris na segunda-feira, 22 de setembro, prestou um tributo sentido aos irmãos Diogo Jota e André Silva, que faleceram no início de julho num acidente de viação em Espanha. O evento, que celebra os melhores futebolistas da época, dedicou um momento para recordar os dois jogadores, que morreram quando viajavam para Santander, após um despiste perto de Zamora. Durante a cerimónia, foi exibido um vídeo com imagens das carreiras de ambos, o que gerou uma prolongada salva de palmas por parte dos presentes. O vídeo recordou momentos de Diogo Jota ao serviço do Liverpool e da seleção portuguesa, e de André Silva com a camisola do Penafiel. Diogo Jota, internacional português de 28 anos, representava o Liverpool há cinco temporadas, clube pelo qual conquistou uma Premier League, uma Taça de Inglaterra e duas Taças da Liga.
Antes, tinha sido campeão do Championship pelo Wolverhampton.
A sua carreira começou no Gondomar, passando depois por Paços de Ferreira e FC Porto antes de rumar a Inglaterra.
Pela seleção nacional, sagrou-se campeão da Liga das Nações em 2019 e 2025.
O seu irmão, André Silva, de 25 anos, jogava no Penafiel à data da sua morte. A sua trajetória no futebol incluiu passagens por clubes como Gondomar, FC Porto, Paços de Ferreira, Famalicão e Boavista. A homenagem em Paris destacou o legado deixado por ambos os jogadores no futebol português.
Artigos
6





Desporto
Ver mais
Napoli 'come' Pisa ao jantar e continua líder isolado em Itália
O campeão em título Napoli isolou-se hoje no comando da Liga italiana de futebol, ao bater em casa o Pisa, por 3-2, para o quarto triunfo em outras tantas jornadas da Serie A.

Matteo Tognozzi assume direção desportiva do Rio Ave
O Rio Ave, da I Liga portuguesa de futebol, anunciou hoje a contratação do italiano Matteo Tognozzi para o cargo de diretor desportivo.

Leixões vê "com enorme satisfação" a absolvição no processo Jogo Duplo
O presidente da SAD do Leixões manifestou hoje "enorme satisfação e sentimento de justiça" pela decisão do Tribunal da Relação de Lisboa em absolver o emblema de Matosinhos no processo Jogo Duplo, em nota enviada à agência Lusa.

"É difícil jogar em casa de um grande, ainda por cima um campeão"
Técnico Vasco Botelho da Costa fez a análise à derrota (0-3) do Moreirense na casa do Sporting, no encerramento da sexta jornada da I Liga. Declarações feitas à Sport TV no final do jogo.