Diogo Ribeiro e Ana Pinho Rodrigues Quebram Barreiras na Natação Nacional



Os Campeonatos Nacionais de piscina curta, realizados em Leiria, foram palco de performances históricas por parte de Diogo Ribeiro e Ana Pinho Rodrigues, que bateram vários recordes nacionais e confirmaram o seu excelente momento de forma. Diogo Ribeiro, atleta do Benfica, esteve em particular destaque ao alcançar três novos máximos nacionais.
Nos 50 metros mariposa, o nadador olímpico fixou o recorde em 22,48 segundos, melhorando um registo que já lhe pertencia. Na prova de 50 metros livres, Ribeiro estabeleceu a nova marca em 21,15 segundos, superando o anterior recorde de Miguel Nascimento.
O atleta manifestou-se "super contente" com os resultados, sublinhando a importância de competir em Portugal para "retribuir o carinho" do público.
Além dos feitos individuais, Diogo Ribeiro fez parte da equipa do Benfica que bateu o recorde da estafeta mista de 4x50 metros estilos, com o tempo de 1.44,20 minutos, juntamente com Miguel Duarte, Rita Barros e Rebeca Leonor.
No setor feminino, Ana Pinho Rodrigues, do SC Braga, também alcançou marcos significativos.
A atleta tornou-se a primeira nadadora portuguesa a quebrar a barreira dos 30 segundos nos 50 metros bruços, ao completar a prova em 29,98 segundos, um feito que descreveu como "um sonho que se realizou". Adicionalmente, estabeleceu um novo recorde nacional nos 100 metros bruços com o tempo de 1.06,41 minutos.
Esta foi a segunda vez em 12 dias que a nadadora melhorou o recorde nesta distância, demonstrando uma notável progressão após a sua participação no Campeonato Europeu.


















