Crise na BBC: Edição de Discurso de Trump Leva a Demissões na Cúpula



O diretor-geral da BBC, Tim Davie, e a diretora executiva de notícias, Deborah Turness, apresentaram a demissão dos seus cargos. A decisão surge na sequência de uma forte polémica em torno da emissão de um episódio do programa “Panorama”, que apresentou um discurso do antigo presidente dos EUA, Donald Trump, de forma considerada enganosa. O documentário em causa abordava os acontecimentos relacionados com o ataque ao Capitólio de 6 de janeiro de 2021. No entanto, foi acusado de deturpar as palavras de Trump ao apresentar uma versão muito editada do seu discurso. A edição criava a impressão de que o então presidente estava a incentivar diretamente a insurreição e o ataque ao edifício do Congresso norte-americano. A principal crítica à edição prende-se com a junção de duas partes do discurso de Trump que, na realidade, foram proferidas com mais de cinquenta minutos de diferença.
Esta manipulação editorial alterou o contexto das declarações, resultando numa narrativa que foi vista como enganadora e que não refletia a sequência original dos acontecimentos.
As demissões da liderança da BBC são a consequência direta desta controvérsia sobre a integridade jornalística da peça emitida pela estação pública britânica.
Artigos
41Mundo
Ver mais
O antigo Presidente francês Nicolas Sarkozy foi esta Segunda-feira libertado pela justiça, sob controlo judicial, após vinte dias de prisão no âmbito do caso de financiamento líbio da sua campanha presidencial de 2007, segundo avançou a RTP. O Tribunal de Recurso de Paris decidiu aceitar o pedido da defesa, ordenando a libertação do ex-chefe de […]

Alegados abusos começaram quando a vítima tinha 14 anos.

Presidente brasileiro criticou “negacionistas” das alterações climáticas.

Cerca de 10 mil convidados de 45 delegações estrangeiras, incluindo de Portugal, participam esta terça-feira em Luanda na cerimónia dos 50 anos da Independência de Angola. Ocasião para Marcelo Rebelo de Sousa realçar a “relação de estreita cooperação e profunda amizade” entre ambos os povos. Investigadora acredita que há desafios para os dois países







