menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Dívidas e Controvérsias: O Historial Polémico do Deputado Filipe Melo

O deputado do Chega, Filipe Melo, enfrenta uma ação judicial movida por um dirigente do seu próprio partido por uma dívida de milhares de euros, um caso que se soma a um vasto historial de problemas financeiros e polémicas políticas.
News ImageNews ImageNews Image

O deputado do Chega, Filipe Melo, foi alvo de uma ação cível interposta por Joaquim Pinto do Vale, presidente da concelhia de Barcelos do mesmo partido, por alegado incumprimento no pagamento de empréstimos pessoais. Embora alguns artigos mencionem um total de 9.000 euros, a maioria das fontes e o advogado de Pinto do Vale, Firmino Lopes da Silva, confirmam que a ação judicial visa reaver 6.500 euros.

O processo deu entrada no Juízo Local Cível de Braga. Segundo a acusação, os empréstimos foram concedidos entre abril de 2023 e junho de 2024, depois de Filipe Melo ter solicitado ajuda financeira devido a "dificuldades económicas". Os montantes foram cedidos em três tranches: 2.000 euros em abril de 2023, 2.500 euros em agosto de 2023 e mais 2.000 euros em junho de 2024. Pinto do Vale alega que o deputado se aproveitou de uma "relação de amizade e confiança" e prometeu saldar a dívida até ao final de dezembro de 2024, com o subsídio de Natal, o que não se verificou. As tentativas de reaver o dinheiro desde janeiro de 2025 revelaram-se infrutíferas. Este caso junta-se a um extenso historial de problemas financeiros do deputado.

Em 2022, Filipe Melo admitiu à revista Visão ter dívidas "em resolução" no valor de cerca de 120 mil euros, que incluíam 25 mil euros em portagens, 60 mil euros em créditos hipotecários e 800 euros em despesas médicas. Adicionalmente, enfrentou uma ação judicial do Colégio João Paulo II por uma dívida de 15 mil euros, que resultou na penhora parcial do seu salário, e já foi condenado pelo Tribunal de Braga a pagar cerca de 80 mil euros noutros processos de execução.

Para além das questões financeiras, a carreira de Filipe Melo tem sido marcada por diversas polémicas.

Foi acusado, juntamente com André Ventura, de desobediência por participar num comício durante a pandemia, embora o processo tenha sido arquivado.

No parlamento, o seu comportamento gerou queixas formais, nomeadamente por parte da deputada socialista Isabel Moreira, que o acusou de lhe mandar beijos e fazer gestos para se calar, e da deputada Eva Cruzeiro, a quem terá dito "vai para a tua terra" durante uma sessão.

Artigos

5

Política

Ver mais
News Image
Intelectual Orgânico - o Pe. João da Cruz

Na Madeira houve várias tentativas para matar o Pe. João da Cruz. Houve gente que ativou a gramática das bombas, entre 1974 e 1976, para assassinar aquele Padre. João da Cruz Nunes faleceu nesta semana. Natural do Jardim do Mar, no concelho da Calheta, foi ordenado Padre no Funchal (15 de agosto de 1959), licenciou-se em Românicas, em 1966, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Por que razão aquele Padre se tornou uma ameaça nesta terra? Conteúdo Reservado Relatou-nos as suas viagens

Source LogoDiário de Notícias Madeira
News Image
Governo dos Açores mantém programa de incentivos aos media privados em 2026

O Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) vai continuar em 2026 com o programa SIM - Sistema de Incentivos aos Media Privados, que este ano teve uma execução de 880 mil euros, disse ontem a tutela. "O programa SIM, que é o novo programa de apoio à comunicação social privada, vai prosseguir no próximo ano e, este ano, já tem uma execução de 880 mil euros", disse hoje o secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades dos Açores, Paulo Estêvão. O governante, que falava na comissão

Source LogoDiário de Notícias Madeira
News Image
Governo Regional realiza revisão do PRR com vista à simplificação e para garantira “maximização dos fundos disponíveis”

O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, concluiu o processo de revisão para a simplificação dos investimentos da Região no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em total alinhamento com a estratégia nacional e com as orientações da Comissão Europeia. Segundo o Secretário Regional da […]

Source LogoCorreio dos Açores
categoryVer categoria completa