menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Portugal Sob Alerta: Chuva Intensa Causa Inundações e Previsões Agravam-se para Sexta-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou os avisos meteorológicos para a próxima sexta-feira, colocando nove distritos sob aviso laranja, numa altura em que o país já regista mais de mil ocorrências devido ao mau tempo.
News ImageNews ImageNews Image

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um agravamento do estado do tempo para sexta-feira, dia 31, com a emissão de um aviso laranja, o segundo mais grave, para nove distritos de Portugal Continental devido a "precipitação persistente e por vezes forte".

Os distritos afetados são Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga.

Este alerta representa uma subida de nível, uma vez que estas regiões estavam inicialmente sob aviso amarelo. Para o mesmo dia, os distritos de Santarém, Leiria e Castelo Branco permanecerão sob aviso amarelo. Os avisos meteorológicos do IPMA são classificados em três níveis de risco: amarelo (reduzido), laranja (moderado) e vermelho (elevado).

A situação de mau tempo já se fez sentir de forma intensa na quarta-feira, dia 29.

O distrito de Faro esteve sob aviso vermelho, o mais grave, entre as 07:43 e as 10:00, devido a chuva intensa.

Posteriormente, o aviso foi reduzido para laranja e depois para amarelo, este último também devido a trovoadas e vento forte com rajadas até 80 km/h.

Outros distritos como Évora, Setúbal e Beja estiveram sob aviso laranja, enquanto Santarém, Lisboa, Castelo Branco e Portalegre estiveram sob aviso amarelo durante parte do dia.

Em consequência das intempéries, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou, até às 12:30 de quarta-feira, um total de 1147 ocorrências em todo o país.

Segundo o comandante Elísio Pereira, a maioria dos incidentes foram inundações, com 700 casos reportados, concentrados principalmente na Grande Lisboa, Península de Setúbal e Algarve. O distrito de Lisboa foi o mais afetado, com 658 ocorrências de inundação. A ANEPC já tinha alertado na véspera para a possibilidade de cheias e inundações urbanas, apelando à população para a adoção de medidas preventivas.

Artigos

18
Ver mais▼
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones