menulogo
Notícias Agora
user
Close

Dívida pública aumenta em julho pelo 8.º mês consecutivo para 288.000 milhões de euros

A dívida pública portuguesa, na ótica de Maastricht, atingiu um novo recorde histórico em julho de 2025, ao aumentar pelo oitavo mês consecutivo para 288 mil milhões de euros.
News ImageNews ImageNews Image

De acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP), a dívida pública na ótica de Maastricht aumentou 1,0 mil milhões de euros em julho de 2025, fixando-se no valor recorde de 288,0 mil milhões de euros. Este foi o oitavo aumento mensal consecutivo, um período no qual o endividamento público se agravou em 18,8 mil milhões de euros. Esta variação mensal deveu-se principalmente ao aumento dos títulos de dívida, que cresceram 0,8 mil milhões de euros, e ao acréscimo nos certificados de aforro, que subiram 0,4 mil milhões de euros. Este aumento foi parcialmente compensado por uma diminuição registada nos certificados do Tesouro, no valor de 0,2 mil milhões de euros. Os ativos das administrações públicas em depósitos também registaram um aumento de 0,6 mil milhões de euros em relação a junho, totalizando 28,8 mil milhões de euros. Ao deduzir estes depósitos, a dívida pública líquida aumentou 0,4 mil milhões de euros, situando-se em 259,2 mil milhões de euros. O conceito de dívida pública na ótica de Maastricht, utilizado para comparações na União Europeia, engloba as responsabilidades financeiras do setor das administrações públicas, como numerário e depósitos (certificados de aforro e do Tesouro), títulos de dívida e empréstimos.

Este cálculo é consolidado, excluindo dívidas entre entidades do mesmo setor, e utiliza o valor nominal.

O Tratado da União Europeia estabelece como referência um valor de dívida pública inferior a 60% do Produto Interno Bruto (PIB).

Artigos

9
categoryVer categoria completa