menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Dívida Pública Atinge Novo Recorde em Setembro num Cenário de Euribor Mistas

A dívida pública portuguesa atingiu um novo máximo histórico em setembro, ultrapassando os 294 mil milhões de euros, num dia também marcado por movimentos divergentes nas taxas Euribor, cruciais para o crédito à habitação.
News ImageNews ImageNews Image

A dívida pública portuguesa, na ótica de Maastricht, alcançou um valor recorde de 294.319 milhões de euros em setembro, assinalando o décimo mês consecutivo de subida. Segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP), este valor representa o montante nominal mais elevado desde que há registo (1995).

O rácio da dívida pública avançou para 97,6% do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre, um aumento face aos 96,8% do trimestre anterior e aos 95,8% do mesmo período do ano passado, num contexto em que a economia portuguesa cresceu 2,4% em termos homólogos.

De acordo com o banco central, o aumento da dívida em 5.959 milhões de euros face a agosto deveu-se principalmente à subida dos títulos de dívida de longo prazo, em cerca de 5.700 milhões de euros, e dos certificados de aforro, em 500 milhões de euros. Esta subida foi parcialmente compensada por uma diminuição nos Certificados do Tesouro na ordem dos 100 milhões de euros. O BdP nota, contudo, que os ativos em depósitos das administrações públicas também registaram uma subida expressiva de 10.000 milhões de euros, totalizando 39.158 milhões. Deduzido este valor, a dívida pública teria diminuído 4.044 milhões de euros, para 255.161,29 milhões.

No mesmo dia, as taxas Euribor apresentaram um comportamento misto.

A taxa a três meses desceu para 2,023%, enquanto as taxas a seis e a doze meses subiram para 2,142% e 2,199%, respetivamente. A Euribor a seis meses é a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação de taxa variável, representando 38,3% do total em setembro, segundo o BdP.

Estes movimentos ocorrem num contexto em que o Banco Central Europeu (BCE) manteve as suas taxas de juro diretoras na última reunião de política monetária.

Artigos

9

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa