Taça de Portugal Feminina: Prémios Aumentam, Mas Abismo para o Masculino Persiste



A equipa vencedora da Taça de Portugal Feminina de 2025/26 irá receber um prémio acumulado que pode variar entre 122 mil e 133,5 mil euros, dependendo da fase em que o clube entra na competição. A maior fatia deste montante, 80 mil euros, é atribuída pela vitória na final, enquanto o finalista vencido arrecadará 40 mil euros. A estrutura de prémios é progressiva, começando com 2.500 euros na pré-eliminatória e aumentando a cada fase: 4.000 euros na primeira, 5.000 na segunda, 6.000 na terceira, 8.000 na quarta, 12.000 na quinta e 16.000 euros para a presença nas meias-finais. O montante total a ser distribuído na 22.ª edição da prova ascende a 1,192 milhões de euros, repartidos por 102 clubes participantes. Este valor representa um aumento em relação à época anterior (2024/25), na qual foram distribuídos 1,116 milhões de euros por 99 equipas.
Apesar do crescimento do valor global, a tabela de prémios por cada ronda mantém-se idêntica à da temporada passada. O Torreense é o detentor do troféu.
Apesar do aumento, a diferença para a competição masculina continua a ser significativa. A Taça de Portugal masculina distribuirá 2,322 milhões de euros em prémios na mesma época, um valor que é mais do dobro do atribuído à prova feminina. Para além disso, a competição masculina beneficia de receitas de transmissões televisivas, que não foram anunciadas para a prova feminina.
Só na final, os clubes masculinos podem arrecadar 350 mil euros em direitos televisivos, com o vencedor a receber um prémio de 325 mil euros e o finalista vencido 175 mil euros.
Artigos
5Desporto
Ver mais
A vitória foi sofrida, construída já perto do apito final, mas o FC Porto manteve o pleno de triunfos fora de casa neste campeonato: cinco deslocações, cinco sucessos, incluindo desafios complicados em Moreira de Cónegos, Alvalade e Barcelos. Para avaliar a dimensão do feito alcançado pela equipa de Francesco Farioli, basta recordar que isso só … Read more...











