Urgências do Amadora-Sintra com Tempos de Espera de 10 Horas para Doentes Não Urgentes



De acordo com dados do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o tempo médio de espera para a primeira observação na urgência geral do Hospital Amadora-Sintra era de 10 horas para os doentes não urgentes, na manhã de sábado.
A situação era também demorada para os restantes utentes, com 33 pessoas a aguardar pelas 09h14.
Os 22 doentes classificados com pulseira amarela (urgentes) enfrentavam uma espera de seis horas e 22 minutos, enquanto os dois doentes muito urgentes (pulseira laranja) aguardavam cerca de duas horas.
A situação no Amadora-Sintra diferia significativamente de outros hospitais na área de Lisboa. No Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, a média para a primeira observação era de três horas, embora os doentes pouco urgentes pudessem esperar perto de oito horas. Em contraste, no Hospital Garcia de Orta, em Almada, o tempo de espera para a primeira observação era de pouco mais de uma hora, representando o valor mais baixo entre as unidades mencionadas. Estes tempos de espera excedem largamente os recomendados pelo sistema de triagem do SNS.
Segundo as diretrizes, os casos muito urgentes (laranja) deveriam ser atendidos em 10 minutos, os urgentes (amarelo) em 60 minutos e os pouco urgentes (verde) em 120 minutos.
O portal do SNS esclarece que o cálculo do tempo médio de espera é baseado na média do tempo decorrido desde que o utente entrou na sua fase atual, seja à espera de triagem, de primeira observação ou já em observação.


















