Caos no Amadora-Sintra: Esperas de mais de 10 horas e médicos denunciam 'situação insustentável'



De acordo com os dados do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), atualizados às 12:30 deste sábado, o tempo médio de espera para doentes com pulseira amarela (urgentes) no Hospital Amadora-Sintra atingiu as 10 horas e 47 minutos. Para os doentes com pulseira verde (pouco urgentes), a espera era ainda maior, chegando às 15 horas e 24 minutos. Os casos muito urgentes, com pulseira laranja, registavam um tempo máximo de espera de 21 minutos.
À hora da atualização, encontravam-se 64 doentes na urgência geral do Hospital Fernando Fonseca, na sua maioria classificados como pouco urgentes.
Estes valores contrastam significativamente com os tempos recomendados pelo sistema de triagem do SNS, que estipula um atendimento em até 60 minutos para as pulseiras amarelas e 120 minutos para as verdes. Apenas os doentes muito urgentes (pulseira laranja) se aproximaram do tempo recomendado de 10 minutos.
A situação de sobrecarga no serviço de urgência não é um evento isolado. Na sexta-feira, trinta médicos da urgência geral do hospital alertaram para uma 'situação insustentável', denunciando escalas deficitárias que não cumprem os rácios de segurança. Além disso, o Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) recordou que, no primeiro fim de semana de novembro, o tempo de espera na mesma urgência ultrapassou as 24 horas. Naquela ocasião, o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde Amadora-Sintra atribuiu o problema a faltas por parte dos médicos que estavam escalados.
Artigos
13Atualidade
Ver mais
Duas mulheres e um homem, sofreram ferimentos ligeiros na sequência de uma colisão entre dois automóveis, na Rua Dr. Daniel Proença de Carvalho, na Soalheira, concelho do Fundão. O alerta soou às 17h59 e para o local foram mobilizados 13 operacionais dos Bombeiros e das autoridades, com 5 viaturas. As vítimas foram transportadas para o […] O conteúdo Colisão na Soalheira provoca três feridos aparece primeiro em Beira Baixa TV.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação Um sismo com magnitude 3,8 na escala de Richter foi sentido esta sexta-feira, 7 de novembro, na ilha do Faial, nos Açores, de acordo com a informação avançada pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA). O abalo foi registado às 10h41 locais (11h41 em Lisboa) e teve epicentro a cerca de 26 […] O Artigo Sismo de magnitude 3,8 sentido na ilha do Faial. o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação As duas maiores centrais sindicais portuguesas, CGTP e UGT, anunciaram a realização de uma greve geral nacional a 11 de dezembro, marcando um momento histórico: será a primeira paralisação conjunta em 12 anos. O anúncio foi feito este sábado, 8 de novembro, pelo secretário-geral da CGTP, Tiago Oliveira, durante um discurso na Praça dos Restauradores, […] O Artigo CGTP e UGT convocam greve geral para 11 de dezembro, a primeira em 12 anos. o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação Uma mulher de 49 anos morreu este sábado, 8 de novembro, depois de ter sido atropelada pelo próprio automóvel na Rua Mariano Pina, em São Domingos de Benfica, Lisboa, confirmou fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP) à agência Lusa. O incidente ocorreu por volta das 13h52, quando, segundo as autoridades, o veículo terá destravado […] O Artigo Mulher morre atropelada pelo próprio carro em São Domingos de Benfica. o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.








