menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Caos nas Urgências: Tempos de Espera Superam 16 Horas para Doentes Urgentes

Os serviços de urgência de vários hospitais portugueses registaram tempos de espera excessivamente longos, com a situação a atingir um ponto crítico no Hospital Amadora-Sintra, onde doentes classificados como urgentes aguardavam mais de 16 horas.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

A meio da tarde de sexta-feira, o serviço de urgência geral do Hospital Amadora-Sintra registava tempos de espera que ultrapassavam largamente os recomendados pelo sistema de triagem. De acordo com os dados do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), consultados por volta das 16h30, 64 doentes com pulseira amarela (urgentes) enfrentavam uma espera máxima de 16 horas e dez minutos para uma primeira observação médica. A situação era ainda mais demorada para os 61 doentes classificados como pouco urgentes (pulseira verde), cujo tempo de espera excedia as 19 horas.

A situação contrastava com a de outros hospitais na região.

No Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, 30 doentes urgentes aguardavam cerca de quatro horas, um valor significativamente inferior ao do Amadora-Sintra, embora o tempo para os doentes pouco urgentes se aproximasse das 16 horas. A unidade com a situação mais favorável era o Hospital Garcia de Orta, em Almada, onde o tempo médio de espera para a primeira observação na urgência geral era de três horas e 17 minutos. Estes valores excedem em muito os tempos de atendimento recomendados pelo sistema de triagem do SNS.

As pulseiras amarelas (urgentes) deveriam ser atendidas em 60 minutos, e as verdes (pouco urgentes) em 120 minutos. As situações muito urgentes (pulseira laranja) têm um tempo de atendimento recomendado de apenas 10 minutos. O portal do SNS esclarece que o cálculo do tempo médio de espera é baseado na média do tempo decorrido desde que o utente entra numa determinada fase do atendimento.

Artigos

11
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones