
Tempos de espera nas urgências do Hospital Amadora-Sintra



Os tempos de espera para a primeira observação no serviço de urgência geral do Hospital Amadora-Sintra atingiram valores elevados na manhã de 28 de setembro de 2025. De acordo com informações do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), consultadas pela Lusa por volta das 11:30, os doentes classificados com pulseira amarela (urgentes) enfrentavam um tempo máximo de espera de 16 horas e 01 minuto. A situação era ainda mais demorada para os doentes considerados pouco urgentes (pulseira verde), cujo tempo de espera chegava a atingir as 18 horas.
Numa altura, encontravam-se 51 pessoas nesta categoria a aguardar atendimento.
Em contrapartida, os doentes muito urgentes, com pulseira laranja, tinham um tempo de espera máximo de seis minutos. Estes valores contrastam significativamente com os tempos de atendimento recomendados pelo sistema de triagem.
As normas estabelecem que os casos muito urgentes (laranja) devem ser atendidos em 10 minutos, os urgentes (amarela) em 60 minutos e os pouco urgentes (verde) em 120 minutos. Assim, os tempos registados para as categorias amarela e verde excederam de forma substancial os limites preconizados.
Artigos
15














Atualidade
Ver mais
A A2S lançou o primeiro aviso de candidaturas no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), marcando o arranque da Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) 2030 na zona rural da região saloia. O Aviso tem uma dotação orçamental de 400 mil euros e destina-se a apoiar agricultores e empresas agrícolas que pretendam investir […]

O deputado único da IL/Açores, Nuno Barata, considerou hoje que a Escola Básica Integrada dos Biscoitos, na ilha Terceira, encontra-se em “piores condições” do que há três anos, quando a visitou. “Regresso aqui com o ano letivo já bastante adiantado e a escola está em piores condições do que estava em 2022, estando extremamente degradada”, […] O conteúdo IL/Açores diz que escola dos Biscoitos está em “piores condições” do que há três anos aparece primeiro em jornalacores9.pt.

O grupo parlamentar do PCP questionou o Governo sobre a suspensão do o processo de renovação do contrato de uma centena de enfermeiros e auxiliares destinados ao plano de contingência de inverno na ULS (Unidade Local de Saúde) de Braga. Em causa estão cerca de 100 profissionais, entre os quais cerca de 40, com contratos […]

Na busca domiciliária realizada, foi apreendido haxixe, uma balança de precisão, vários sacos transparentes de tamanho reduzido e 115 euros em dinheiro.