
Dois homens resgatados na serra do Gerês



No Parque Nacional da Peneda-Gerês, uma complexa operação de resgate foi levada a cabo para socorrer dois homens de nacionalidade francesa, com 28 e 34 anos, que se perderam enquanto percorriam um trilho na zona de Cabril, em Montalegre. O alerta foi dado na terça-feira por volta das 19h00, mobilizando os bombeiros de Salto e militares da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR.
A operação, que durou quatro horas, enfrentou dificuldades devido à noite e à orografia do terreno, obrigando os operacionais a percorrer sete quilómetros na serra.
Foram empenhados diversos meios, incluindo uma equipa de resgate, uma ambulância todo-o-terreno e drones, que auxiliaram na localização das vítimas.
Na Madeira, o Serviço Regional de Proteção Civil divulgou o balanço do Plano Operacional de Combate a Incêndios Rurais, em vigor desde 1 de junho. De um total de 114 ocorrências de incêndios rurais registadas, 34 foram falsos alarmes, o que corresponde a 30% do total.
A maioria dos incêndios (68%) ocorreu durante o período diurno.
Nas operações estiveram envolvidos 1.738 operacionais e 422 meios técnicos.
O tempo médio de chegada do primeiro meio de socorro ao local foi de 14 minutos e 20 segundos, e o tempo médio de resolução das ocorrências foi de 31 minutos e 19 segundos, ambos os valores abaixo dos objetivos definidos. O helicóptero de combate a incêndios foi mobilizado 46 vezes.
Simultaneamente, a costa continental portuguesa foi afetada por forte agitação marítima, resultante do ciclone pós-tropical ERIN, que levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a emitir um aviso amarelo para dez distritos. Esta situação levou ao desaparecimento de um homem no mar na Praia da Parede, em Cascais, e à interdição de três praias na Foz do Porto por perigo de galgamento.
As autoridades alertaram a população para os perigos, aconselhando medidas preventivas e cuidado redobrado junto à orla costeira.
Artigos
15














Atualidade
Ver mais
Loures suspende demolições no Talude devido a providência cautelar
A Câmara de Loures decidiu suspender as demolições de seis construções precárias ilegais no Bairro do Talude, previstas para esta semana, após ter sido notificada pelo Tribunal Administrativo de Lisboa de uma providência cautelar interposta pelos moradores.

Suspeitas de Legionella 'encerram' piscinas municipais na Maia
A Câmara Municipal da Maia sublinhou que o encerramento devido a suspeitas de Legionella foi feito de forma "preventiva". Aguarda-se, agora, o resultado da contra-análise, não havendo registos de utentes ou profissionais infetados.

Autorizados lotes de medicamento para a hiperatividade em neerlandês
O Infarmed deu 'luz verde' para o uso de lotes em língua estrangeiro de um fármaco para a síndrome de défice de atenção e hiperatividade.

Praia da Mareta intedita a banhos por derrame de resíduos para o mar
A praia da Mareta, em Vila do Bispo, está interditada a banhos devido a um escoamento acidental de águas residuais para o mar, informou hoje a autarquia.