menulogo
Notícias Agora
user
Close

Dois homens resgatados na serra do Gerês

Os serviços de emergência e proteção civil portugueses estiveram em destaque com diversas operações em todo o país, desde resgates em montanha a ocorrências de incêndios e incidentes marítimos.
News ImageNews ImageNews Image

No Parque Nacional da Peneda-Gerês, uma complexa operação de resgate foi levada a cabo para socorrer dois homens de nacionalidade francesa, com 28 e 34 anos, que se perderam enquanto percorriam um trilho na zona de Cabril, em Montalegre. O alerta foi dado na terça-feira por volta das 19h00, mobilizando os bombeiros de Salto e militares da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR.

A operação, que durou quatro horas, enfrentou dificuldades devido à noite e à orografia do terreno, obrigando os operacionais a percorrer sete quilómetros na serra.

Foram empenhados diversos meios, incluindo uma equipa de resgate, uma ambulância todo-o-terreno e drones, que auxiliaram na localização das vítimas.

Na Madeira, o Serviço Regional de Proteção Civil divulgou o balanço do Plano Operacional de Combate a Incêndios Rurais, em vigor desde 1 de junho. De um total de 114 ocorrências de incêndios rurais registadas, 34 foram falsos alarmes, o que corresponde a 30% do total.

A maioria dos incêndios (68%) ocorreu durante o período diurno.

Nas operações estiveram envolvidos 1.738 operacionais e 422 meios técnicos.

O tempo médio de chegada do primeiro meio de socorro ao local foi de 14 minutos e 20 segundos, e o tempo médio de resolução das ocorrências foi de 31 minutos e 19 segundos, ambos os valores abaixo dos objetivos definidos. O helicóptero de combate a incêndios foi mobilizado 46 vezes.

Simultaneamente, a costa continental portuguesa foi afetada por forte agitação marítima, resultante do ciclone pós-tropical ERIN, que levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a emitir um aviso amarelo para dez distritos. Esta situação levou ao desaparecimento de um homem no mar na Praia da Parede, em Cascais, e à interdição de três praias na Foz do Porto por perigo de galgamento.

As autoridades alertaram a população para os perigos, aconselhando medidas preventivas e cuidado redobrado junto à orla costeira.

Artigos

15

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa