Investigadores de Coimbra Vencem Prémio Maria de Sousa com Projetos sobre Parkinson e Envelhecimento Celular



Dois investigadores da Universidade de Coimbra (UC), Diogo Reis Carneiro e Neuza Domingues, estão entre os cientistas que receberam o Prémio Maria de Sousa.
Este galardão, promovido pela Ordem dos Médicos e pela Fundação Bial, destina-se a apoiar investigadores portugueses até aos 35 anos com projetos na área das ciências da saúde, financiando também um estágio num centro internacional de excelência.
Diogo Reis Carneiro, médico neurologista e investigador em várias instituições ligadas à UC, desenvolverá o projeto “CaInPark”.
A sua investigação foca-se na interocepção cardiovascular — a perceção dos estados internos do corpo, como o batimento cardíaco — na doença de Parkinson.
O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre a disfunção interoceptiva nesta doença e relacioná-la com a disfunção autonómica.
Reis Carneiro espera que o estudo possa criar bases para futuros tratamentos de modulação interoceptiva.
O projeto receberá um financiamento de 25 mil euros e será parcialmente desenvolvido na Universidade Médica de Innsbruck, na Áustria.
Neuza Domingues, investigadora do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA Portugal) e do CiBB, irá liderar o projeto “Lisossomas nucleares: desvendar a comunicação entre lisossomas e o núcleo”.
A investigação pretende explorar como os lisossomas, organelos essenciais para a “limpeza” celular, comunicam com o núcleo, que armazena a informação genética.
Segundo a investigadora, a disfunção desta comunicação está associada ao envelhecimento e a uma maior instabilidade genómica.
A caracterização destas interações poderá abrir caminho a novas oportunidades terapêuticas para doenças do envelhecimento.
Este projeto será financiado com 30 mil euros e uma parte da investigação decorrerá na Universidade de Oxford, no Reino Unido.
Artigos
8Economia
Ver mais
No dia 13 de novembro, a Batalha recebe o evento de apresentação oficial dos primeiros centros acreditados pelo projeto Peça Verde, promovido pela ANCAV. Em entrevista à Green Savers, Vítor Pereira, presidente da entidade representativa de Centros de Abate de Veículos (CAV) em Portugal, diz que este momento "simboliza a materialização de um projeto que a associação sempre considerou essencial para a credibilização e modernização do setor”.

A recém-nomeada secretária-geral da ONU Turismo destacou, ontem, a importância de gerir o crescimento do turismo mundial através de ferramentas inovadoras e sustentáveis, como a inteligência artificial, que permitem regular os fluxos de visitantes para evitar a massificação. Durante uma conferência de imprensa realizada por ocasião da 26.ª Assembleia Geral desta agência das Nações Unidas, que terminará esta terça-feira em Riade, Shaikha Al Nowais assinalou que o aumento de visitantes em destino

Técnica permite erguer um edifício de cinco andares em menos de seis meses.

Miguel Stilwell desembolsou mais de 117 mil euros em 30 mil títulos da elétrica.







