menulogo
Notícias Agora
user
Close

Domingo com céu nublado, períodos de chuva e descida acentuada da temperatura máxima

Após um verão registado como o mais quente e seco dos últimos 94 anos, o início de setembro traz uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com uma descida das temperaturas e o regresso da precipitação, prevendo-se, no entanto, uma subida dos termómetros a partir de meados do mês.
News ImageNews ImageNews Image

O verão de 2025 foi classificado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) como o mais quente em Portugal desde 1931, sendo também “extremamente seco”.

As temperaturas médias estiveram 1,55°C acima do normal e registou-se apenas 24% da precipitação habitual.

A temperatura máxima média atingiu 30,78°C, o valor mais alto em nove décadas, com o extremo absoluto de 46,6°C a ser registado em Mora a 29 de junho. Em contraste, a primeira semana completa de setembro inicia-se sob a influência de uma frente e uma massa de ar frio, que provocam uma descida generalizada das temperaturas e o regresso da chuva.

As temperaturas estarão abaixo da média para a época, com anomalias que podem chegar aos 9°C negativos.

Após um domingo chuvoso, a segunda-feira, dia 8, apresenta-se maioritariamente seca, embora com céu nublado.

A precipitação regressa ao final da tarde de terça-feira, dia 9, ao noroeste do país, intensificando-se na quarta-feira, quando deverá afetar de forma mais persistente o litoral Norte e Centro. A chuva deverá concentrar-se a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, com baixa probabilidade de chegar ao Alentejo.

As temperaturas máximas no início da semana oscilarão entre os 18°C em Viana do Castelo e os 27°C a 30°C no Algarve, enquanto as mínimas poderão descer até aos 8°C ou 9°C em cidades como Viseu e Bragança.

Esta tendência de tempo mais fresco e instável deverá inverter-se a partir de quinta-feira, dia 11, com uma subida das temperaturas. Segundo as previsões, o tempo deverá aquecer significativamente a partir de dia 12, com a aproximação de um anticiclone. O serviço de meteorologia Luso Meteo aponta mesmo para um setembro muito quente e seco, com potencial para uma onda de calor e dias em que os termómetros poderão rondar os 40°C nos locais tradicionalmente mais quentes, uma situação que se poderá manter, pelo menos, até aos dias 19 a 21 do mês.

Artigos

7

Atualidade

Ver mais
News Image

Balanço de 13 voos cancelados e um divergido este domingo na Madeira

O Aeroporto Internacional da Madeira - Cristiano Ronaldo registou este domingo, 7 de Setembro, um novo dia de constrangimentos associados às condições meteorológicas, que impossibilitaram a aterragem de mais de uma dezena de aeronaves.  Em causa esteve a baixa visibilidade causada por tecto de nuvens. Ao todo, até às 22h45, 13 voos foram cancelados, entre sete chegadas e seis partidas, e um voo foi divergido, nomeadamente o helicóptero médio da Força Aérea Espanhola. Na prática, os voos que ao f

Source LogoDiário de Notícias Madeira
categoryVer categoria completa