
Domingo com céu nublado, períodos de chuva e descida acentuada da temperatura máxima



O verão de 2025 foi classificado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) como o mais quente em Portugal desde 1931, sendo também “extremamente seco”.
As temperaturas médias estiveram 1,55°C acima do normal e registou-se apenas 24% da precipitação habitual.
A temperatura máxima média atingiu 30,78°C, o valor mais alto em nove décadas, com o extremo absoluto de 46,6°C a ser registado em Mora a 29 de junho. Em contraste, a primeira semana completa de setembro inicia-se sob a influência de uma frente e uma massa de ar frio, que provocam uma descida generalizada das temperaturas e o regresso da chuva.
As temperaturas estarão abaixo da média para a época, com anomalias que podem chegar aos 9°C negativos.
Após um domingo chuvoso, a segunda-feira, dia 8, apresenta-se maioritariamente seca, embora com céu nublado.
A precipitação regressa ao final da tarde de terça-feira, dia 9, ao noroeste do país, intensificando-se na quarta-feira, quando deverá afetar de forma mais persistente o litoral Norte e Centro. A chuva deverá concentrar-se a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, com baixa probabilidade de chegar ao Alentejo.
As temperaturas máximas no início da semana oscilarão entre os 18°C em Viana do Castelo e os 27°C a 30°C no Algarve, enquanto as mínimas poderão descer até aos 8°C ou 9°C em cidades como Viseu e Bragança.
Esta tendência de tempo mais fresco e instável deverá inverter-se a partir de quinta-feira, dia 11, com uma subida das temperaturas. Segundo as previsões, o tempo deverá aquecer significativamente a partir de dia 12, com a aproximação de um anticiclone. O serviço de meteorologia Luso Meteo aponta mesmo para um setembro muito quente e seco, com potencial para uma onda de calor e dias em que os termómetros poderão rondar os 40°C nos locais tradicionalmente mais quentes, uma situação que se poderá manter, pelo menos, até aos dias 19 a 21 do mês.
Artigos
7






Atualidade
Ver mais
Acidente rodoviário em Talhadas mobiliza bombeiros e meios de socorro
Ao final da tarde deste domingo ocorreu um acidente rodoviário na Estrada Nacional 333, em Talhadas, concelho de Sever do Vouga, envolvendo duas viaturas ligeiras. De acordo com informação dos Bombeiros Voluntários de Sever do Vouga, para o local foram mobilizados vários meios de socorro: a viatura de combate a incêndios urbanos e industriais (VUCI […]

Balanço de 13 voos cancelados e um divergido este domingo na Madeira
O Aeroporto Internacional da Madeira - Cristiano Ronaldo registou este domingo, 7 de Setembro, um novo dia de constrangimentos associados às condições meteorológicas, que impossibilitaram a aterragem de mais de uma dezena de aeronaves. Em causa esteve a baixa visibilidade causada por tecto de nuvens. Ao todo, até às 22h45, 13 voos foram cancelados, entre sete chegadas e seis partidas, e um voo foi divergido, nomeadamente o helicóptero médio da Força Aérea Espanhola. Na prática, os voos que ao f

Comando Territorial de Leiria da GNR tem novo responsável
O coronel Brito Sousa é o novo responsável do Comando Territorial de Leiria da GNR, que integra um Destacamento de Intervenção, um Destacamento de Trânsito e ainda três Destacamentos Territoriais, designadamente Pombal, Leiria e Caldas da Rainha, dispondo cada um deles de vários Postos Territoriais, num total de 24.

OMS defende CDC norte-americano após demissão de diretora
Diretor-geral da OMS elogia trabalho "inestimável" dos CDC, numa defesa clara da agência após a demissão da sua diretora e dos recentes cortes na política de vacinação