
Ataques dos EUA contra alegados narcoterroristas venezuelanos



O Presidente norte-americano, Donald Trump, confirmou a realização de um segundo ataque militar contra uma embarcação venezuelana em águas internacionais, que resultou na morte de três pessoas, descritas como “terroristas”.
Através da sua rede social Truth Social, Trump afirmou ter ordenado pessoalmente o ataque, justificando que o navio transportava “narcóticos ilegais (UMA ARMA MORTAL QUE ENVENENA AMERICANOS!
)” com destino aos Estados Unidos.
Este incidente segue-se a um primeiro ataque, ocorrido na semana anterior, no qual morreram 11 pessoas que Trump identificou como membros do cartel Tren de Aragua, um grupo criminoso venezuelano classificado por Washington como organização terrorista. Estas ações militares fazem parte de uma operação mais ampla sob a responsabilidade do SOUTHCOM, o comando militar norte-americano para a América do Sul, que visa combater o que Trump descreveu como “cartéis de narcotráfico e narcoterroristas extraordinariamente violentos”. O Presidente norte-americano sublinhou que estes cartéis representam uma ameaça à segurança nacional, à política externa e aos interesses vitais dos EUA.
Para apoiar esta missão, os Estados Unidos destacaram um contingente militar significativo para perto da costa venezuelana, composto por oito navios de guerra com mísseis, um submarino nuclear e um total de 4.000 militares.
Em Caracas, o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, apresentou uma perspetiva diferente dos acontecimentos.
Horas antes do anúncio de Trump, Maduro denunciou a abordagem de uma embarcação de pesca venezuelana por um grupo de 18 fuzileiros norte-americanos fortemente armados, afirmando que o incidente ocorreu em “águas sob jurisdição venezuelana”.
Esta declaração contrasta com a versão norte-americana, que situa os ataques em águas internacionais.
Artigos
11










Mundo
Ver mais
Semana de Alto Nível da ONU arranca com Gaza e crise do multilateralismo
A Semana de Alto Nível da Assembleia-Geral da ONU arranca na segunda-feira em Nova Iorque e terá a guerra em Gaza e a crise do multilateralismo em destaque, com o 80.º aniversário da organização como pano de fundo.

CÃO COBERTO DE CARRAPATOS É RESGATADO POR JOVEM
Um vídeo partilhado nas redes sociais tornou-se viral ao mostrar o momento em que um jovem encontra um cão abandonado, em estado crítico, coberto de carrapatos e visivelmente subnutrido. O conteúdo CÃO COBERTO DE CARRAPATOS É RESGATADO POR JOVEM aparece primeiro em 24 Horas.

Governo de Macau "gostou" que deputado português tenha ganho eleições
José Pereira Coutinho, o candidato mais votado nas eleições legislativas em Macau há uma semana, garante que o Governo da Região Administrativa Especial "gostou" da vitória destacada obtida sobre as restantes listas candidatas.

Funeral de ativista conservador Charlie Kirk gera tensão e segurança apertada
Funeral vai decorrer este domingo na cidade de Glendale, no Arizona. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e outros líderes políticos vão estar presentes