menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Trump vs. BBC: Batalha Judicial de 10 Mil Milhões de Dólares Abala Gigante da Comunicação Social Britânica

O Presidente norte-americano, Donald Trump, avançou com um processo judicial contra a BBC, exigindo uma indemnização de 10 mil milhões de dólares por difamação, alegando que a estação pública britânica editou um discurso seu de forma enganadora.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

O Presidente dos EUA, Donald Trump, apresentou uma queixa num tribunal federal em Miami contra a BBC, exigindo 10 mil milhões de dólares (8,5 mil milhões de euros) por difamação e violação de uma lei da Florida sobre práticas comerciais desleais. A equipa jurídica de Trump acusa a estação pública britânica de alterar "intencionalmente, maliciosamente e de forma enganosa" um discurso seu com o "objetivo flagrante de interferir nas eleições presidenciais de 2024", afirmando que a BBC tem um "longo historial de enganar o seu público" com uma "agenda política de esquerda". A polémica centra-se numa edição do programa "Panorama", transmitida pouco antes das eleições de 2024. A BBC montou excertos de um discurso de Trump de 6 de janeiro de 2021, dando a entender que o então líder republicano incitava explicitamente os seus apoiantes a atacar o Capitólio. O escândalo resultou na demissão do diretor-geral da BBC, Tim Davie, e da chefe de informação, Deborah Turness. Apesar de o presidente da BBC, Samir Shah, ter enviado uma carta com um pedido de desculpas a Trump, este não retirou a queixa.

Shah, por sua vez, mantém que "não há base legal para uma ação por difamação" e que a BBC está determinada a contestar o processo em tribunal. A queixa de Trump alega que, para além do pedido de desculpas, a BBC "não demonstrou verdadeiro remorso" nem implementou "reformas institucionais significativas". Este processo surge num momento delicado para a BBC, que enfrenta perdas de receitas superiores a 1,1 mil milhões de libras no ano fiscal de 2024-25, devido a fraudes na taxa de licenciamento e à queda de audiências. A taxa, que representa 65% das suas receitas, será renegociada com o governo britânico até ao final de 2027. Trump, por seu lado, tem um historial de processos contra órgãos de comunicação social e, desde o seu regresso ao poder, tem favorecido meios de comunicação alinhados consigo, como o canal britânico GB News.

Artigos

17
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones