menulogo
Notícias Agora
user
Close

Doze migrantes desaparecidos após saltarem de embarcação perto de Cabrera

As costas espanholas continuam a ser palco de um drama humanitário, com recentes operações de resgate e buscas por migrantes desaparecidos nas águas das Ilhas Baleares e Canárias, realçando os perigos da rota migratória.
News ImageNews ImageNews Image

Uma vasta operação de busca está em curso para encontrar doze migrantes desaparecidos desde sexta-feira, após terem saltado para o mar de uma embarcação que navegava a sudoeste de Cabrera, a aproximadamente 60 quilómetros da costa.

Segundo testemunhos dos sobreviventes, a embarcação transportava 26 pessoas de origem magrebina, das quais 14 foram resgatadas.

Nas operações de busca participam o Serviço Marítimo da Guarda Civil, com a patrulha Río Gallego, um helicóptero e equipas de Salvamento Marítimo, que coordenam os esforços de rastreamento.

Este incidente não é um caso isolado.

As equipas de resgate procuram também três outros migrantes, de origem subsaariana, que desapareceram na sequência de um naufrágio na quarta-feira passada a sul de Maiorca, no qual um homem morreu e outro ficou gravemente ferido. Paralelamente, a sul das Canárias, foi realizado o primeiro resgate na rota migratória local desde 12 de agosto, com mais de 230 pessoas a serem socorridas de uma embarcação.

A presidente do governo das Ilhas Baleares, Marga Prohens, descreveu a situação como um "drama humanitário" e criticou a política migratória do governo central, liderado por Pedro Sánchez, exigindo uma "mudança drástica" para travar as saídas de barcos da Argélia. Segundo dados da delegação do governo nas Baleares, este ano já chegaram ao arquipélago 4.819 migrantes em 256 embarcações. Este número compara-se com o total de 5.882 migrantes que chegaram por via marítima durante todo o ano de 2024, conforme o relatório anual de Segurança Nacional do Ministério do Interior.

Artigos

5
categoryVer categoria completa