Ataques russos com drones e mísseis danificam navios e infraestruturas na Ucrânia



As forças russas lançaram um ataque em larga escala contra a Ucrânia na noite e madrugada de 26 de dezembro, utilizando 99 drones de ataque de vários tipos, como Shahed e Gerbera, e um míssil balístico Iskander-M. Segundo as autoridades militares ucranianas, os ataques foram originados a partir das regiões russas de Bryansk, Kursk e Primorsko-Akhtarsk, bem como da península da Crimeia, temporariamente ocupada.
A Força Aérea da Ucrânia informou ter neutralizado 73 dos 99 drones lançados sobre o norte, sul e leste do país.
No entanto, os 26 drones e o míssil que não foram intercetados atingiram 16 locais diferentes, causando danos significativos.
Na região costeira de Odessa, os ataques danificaram dois navios, um com bandeira da Eslováquia e outro de Palau, além de terem provocado incêndios em armazéns, numa barcaça e em elevadores. Na região vizinha de Mykolaiv, os ataques russos atingiram um terminal portuário e um navio que navegava sob a bandeira da Libéria. Os danos estenderam-se também à região oeste de Lviv, onde infraestruturas ferroviárias no entroncamento de Kovel, a cerca de 60 quilómetros da fronteira com a Polónia, foram atingidas. Estes bombardeamentos inserem-se numa série de ofensivas russas durante a época natalícia, que, segundo fontes, envolveram o lançamento de centenas de mísseis e drones.
Em resposta, Kiev também realizou ataques com drones em território russo.














