Tempos de espera para procriação medicamente assistida em Portugal excedem os prazos máximos recomendados



A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) divulgou um estudo que evidencia o incumprimento dos tempos máximos de resposta garantidos (TMRG) no acesso à Procriação Medicamente Assistida (PMA) em Portugal. No ano passado, duas em cada três primeiras consultas para inseminação artificial no Serviço Nacional de Saúde (SNS) ultrapassaram o tempo previsto, com uma mediana de espera de 142 dias. Apesar de representar uma melhoria face a 2023, com uma redução de 26 dias, a percentagem de incumprimento do TMRG foi de 68,5%. O número de utentes em lista de espera tem aumentado consistentemente desde 2021 e, no final do ano passado, 43% dos que aguardavam já tinham excedido o prazo recomendado. Para as técnicas de segunda linha, mais complexas e invasivas como a Fecundação in Vitro (FIV) e a injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI), a situação é mais grave, com tempos de espera superiores a um ano.
A ERS justifica esta demora com a maior complexidade dos procedimentos.
O estudo salienta, no entanto, que a análise foi limitada, pois só foi possível aferir os tempos de espera para uma amostra de 23,7% dos utentes, devido a constrangimentos nos sistemas informáticos dos hospitais.
O relatório aponta também para assimetrias regionais significativas.
Em 2024, as regiões do Oeste e Vale do Tejo e do Alentejo não dispunham de qualquer oferta de centros de PMA, públicos ou privados, enquanto a região Norte concentrava o maior número. As regiões da Península de Setúbal e da Grande Lisboa registaram os maiores tempos de espera para técnicas de segunda linha.
No setor privado, a atividade na Grande Lisboa correspondeu a 54,1% do total nacional.
Face a este cenário, o Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida alertou para a “necessidade urgente de investimento em recursos humanos, infraestruturas, equipamentos e sistema de informação” para melhorar o acesso aos tratamentos de fertilidade no país.













