menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
Nenhuma notificação
user
Close

Desenvolvimento urbano na Boavista, Porto

O terreno da antiga Estação Ferroviária de Porto-Boavista será transformado para acolher um novo El Corte Inglés, um projeto que inclui a construção de duas novas ruas para melhorar a mobilidade na zona.
News ImageNews ImageNews Image

Um processo urbanístico, em tramitação nos serviços municipais desde 2021, prevê a construção de duas novas ruas no terreno de 22 mil metros quadrados da Infraestruturas de Portugal (IP) onde funcionava a antiga Estação Ferroviária de Porto-Boavista. Este desenvolvimento está associado à instalação de uma nova loja do El Corte Inglés no local.

Os novos arruamentos, projetados pelo ateliê MVCC Arquitetos, servirão para ligar vias existentes e dar acesso a edifícios importantes.

A “Rua A”, com 156 metros, conectará a Rua 5 de Outubro à Avenida da França, enquanto a “Rua B”, com 179 metros, ligará a Rua de Helena Sá e Costa à futura “Rua A”.

Segundo a memória descritiva, estas ruas servirão a nova estação de metro da Casa da Música, o El Corte Inglés e a sede da Metro do Porto, podendo ainda ser utilizadas por autocarros da STCP.

O terreno, que já tem um Pedido de Informação Prévia (PIP) aprovado desde setembro de 2020, foi dividido em três parcelas. A Parcela 1, com 8.147 metros quadrados, destina-se ao El Corte Inglés, que pagará um total de 29,4 milhões de euros à IP pelo direito de superfície por um prazo de 99 anos, prorrogável por mais 45. O edifício terá três pisos subterrâneos e seis acima do solo, com uma área máxima de 52.613 metros quadrados para comércio e serviços.

O número de negócios que o espaço irá albergar não foi mencionado. As outras duas parcelas, que totalizam 3.980 metros quadrados, permanecerão na posse da IP, que planeia construir 100 novos fogos e uma pequena área de serviços.

O tipo de habitação a ser construída não foi especificado. O acordo inicial entre a IP (então REFER) e o El Corte Inglés remonta a um contrato-promessa de 28 de julho de 2000.

A antiga estação foi formalmente desafetada do domínio ferroviário em fevereiro de 2022, permitindo a sua demolição para dar lugar ao novo projeto.

Artigos

7

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa