Diversidade Criminal e Ação Policial: Um Retrato da Semana em Portugal



A atividade criminal da última semana foi marcada por um número significativo de detenções efetuadas pela Guarda Nacional Republicana (GNR), que, entre 31 de outubro e 6 de novembro, deteve 568 pessoas em flagrante delito. Entre as principais infrações contam-se 240 detenções por condução sob o efeito do álcool, 144 por condução sem habilitação legal, 34 por tráfico de estupefacientes, 16 por furto e roubo e seis por violência doméstica.
A GNR apreendeu ainda diversas quantidades de droga, 22 armas de fogo e 279 munições. No campo dos crimes violentos, a Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 46 anos em Alcobaça, suspeito de homicídio qualificado. O crime, de natureza passional, vitimou um homem de 39 anos com um tiro na cabeça, tendo o agressor confessado a autoria do crime. Na Mealhada, a PJ deteve um homem e uma mulher por roubo, sequestro e tráfico de droga, após terem forçado uma vítima a entrar numa viatura sob ameaça de arma de fogo para aceder à sua conta bancária. Em Cascais, dois jovens de 17 e 19 anos foram colocados em prisão preventiva por roubo agravado e sequestro de menores, utilizando agressão física e ameaças para subtrair bens, incluindo o acesso a aplicações bancárias. A criminalidade abrangeu também outras áreas, como a corrupção, com a detenção de um militar da GNR de 45 anos por suspeitas de se apropriar de valores de coimas de trânsito, encontrando-se em prisão preventiva. Foram também reportadas corridas ilegais de carros e motas, um fenómeno que atrai milhares de pessoas e constitui um crime de condução perigosa. Adicionalmente, um homem de 44 anos foi detido em Alverca por importunação sexual. A cooperação internacional resultou na detenção, na Galiza (Espanha), de um foragido da justiça norte-americana, acusado de quatro crimes de pornografia infantil e que enfrenta uma potencial pena de 140 anos de prisão.
Artigos
16Atualidade
Ver mais
Um homem de 56 anos, natural e residente em Aveiro, morreu na manhã deste domingo, vítima de morte súbita, enquanto percorria um dos trilhos do evento Trilhos da Serra, em Belazaima do Chão, Águeda. De acordo com as informações apuradas, a vítima não se encontrava inscrita na atividade nem havia procedido ao respetivo check-in, estando […]

Cerca de 300 passageiros foram retirados do aparelho e aguardam agora instruções.

Mulher de 76 anos, residente no concelho de Oeiras, denunciou familiares, de 33 e 54 anos. Suspeitas forçaram transferências bancárias.

Presa que agrediu três guardas, e incendiou colchão, intoxicando mais cinco, pernoita numa cela usada como enfermaria. Processo de regresso ao género masculino começou.
















