
Armand Duplantis bate recorde mundial do salto com vara



O atleta sueco Armand Duplantis, de 25 anos, estabeleceu um novo recorde mundial no salto com vara ao transpor a fasquia a 6,30 metros, durante a final dos Campeonatos do Mundo de Atletismo que decorrem em Tóquio, no Japão. Com este feito, Duplantis superou a sua marca anterior de 6,29 metros e quebrou o recorde mundial pela 14.ª vez na sua carreira, somando provas ao ar livre e de pista coberta.
A conquista da medalha de ouro representou o seu terceiro título mundial consecutivo, depois das vitórias em Oregon (2022) e Budapeste (2023).
No pódio, foi acompanhado pelo grego Emmanouil Karalis, que arrecadou a medalha de prata com um salto de 6,00 metros, e pelo australiano Kurtis Marschall, que garantiu o bronze ao ultrapassar 5,95 metros.
Os seus rivais foram vistos a celebrar a nova marca histórica com o atleta sueco.
O domínio de Duplantis na modalidade é evidente, sendo o primeiro e único atleta a superar a barreira dos 6,30 metros.
O seu palmarés inclui ainda dois títulos olímpicos e três títulos europeus em ar livre, para além de três títulos mundiais e um europeu em pista coberta.
A sua marca atual está 16 centímetros acima do recorde do lendário Sergey Bubka (6,14m), que vigorou até 2020.
Na mesma jornada dos campeonatos, foram coroados outros campeões mundiais, nomeadamente Ditaj Kambundji (Suíça) nos 100 metros barreiras, Geordie Beamish (Nova Zelândia) nos três mil metros obstáculos, Camryn Rogers (Canadá) no lançamento do martelo, e Alphonce Simbu (Tanzânia) na Maratona.
Quanto à participação portuguesa, o destaque foi para a qualificação de Isaac Nader para a final da prova dos 1500 metros.
Artigos
8







Desporto
Ver mais
Napoli 'come' Pisa ao jantar e continua líder isolado em Itália
O campeão em título Napoli isolou-se hoje no comando da Liga italiana de futebol, ao bater em casa o Pisa, por 3-2, para o quarto triunfo em outras tantas jornadas da Serie A.

Matteo Tognozzi assume direção desportiva do Rio Ave
O Rio Ave, da I Liga portuguesa de futebol, anunciou hoje a contratação do italiano Matteo Tognozzi para o cargo de diretor desportivo.

Leixões vê "com enorme satisfação" a absolvição no processo Jogo Duplo
O presidente da SAD do Leixões manifestou hoje "enorme satisfação e sentimento de justiça" pela decisão do Tribunal da Relação de Lisboa em absolver o emblema de Matosinhos no processo Jogo Duplo, em nota enviada à agência Lusa.

"É difícil jogar em casa de um grande, ainda por cima um campeão"
Técnico Vasco Botelho da Costa fez a análise à derrota (0-3) do Moreirense na casa do Sporting, no encerramento da sexta jornada da I Liga. Declarações feitas à Sport TV no final do jogo.