Duplantis e McLaughlin-Levrone Coroados: A Gala da World Athletics Celebra os Melhores de 2025



A Federação Internacional de Atletismo (World Athletics) galardoou o sueco Armand Duplantis e a norte-americana Sydney McLaughlin-Levrone com o prémio de melhores atletas do ano.
Aos 26 anos, Duplantis foi reconhecido por uma época notável no salto com vara, na qual bateu o recorde do mundo pela 14.ª vez, ao fixar a marca em 6,30 metros durante os Mundiais de Tóquio2025. No setor feminino, Sydney McLaughlin-Levrone foi distinguida pelo seu sucesso nos 400 metros, prova na qual se sagrou campeã do mundo.
A atleta americana fez a transição para esta especialidade após ter conquistado o título olímpico e o recorde mundial nos 400 metros barreiras. As suas conquistas nos Mundiais de Tóquio2025 foram decisivas para esta eleição.
A cerimónia premiou também outros atletas em diferentes categorias.
O queniano Emmanuel Wanyonyi, campeão mundial dos 800 metros, venceu na categoria de 'pista'.
Na categoria de 'concursos', a vencedora foi a australiana Nicola Olyslagers, campeã do mundo no salto em altura, enquanto Duplantis também arrecadou a distinção masculina nesta área.
Nos eventos de 'estrada', os prémios foram para a espanhola Maria Perez, campeã em Tóquio nos 20 e 35 quilómetros marcha, e para o maratonista queniano Sabastian Sawe, vencedor das maratonas de Londres e Berlim.
Foram ainda distinguidas as 'estrelas emergentes' da modalidade.
Os eleitos foram o queniano Edmun Serem, de 17 anos, que conquistou a medalha de bronze nos 3.000 metros obstáculos nos Mundiais, e a chinesa Zhang Jiale, medalha de bronze no lançamento do martelo.











