Programa E-Lar Regressa com Orçamento Reforçado e Elevada Procura



O período de candidaturas para a segunda fase do programa de apoio E-Lar teve início esta quinta-feira, 11 de dezembro de 2025. Esta iniciativa governamental permite a troca de eletrodomésticos a gás por equipamentos elétricos de forma praticamente gratuita, ou a "custo zero".
A reabertura do programa era largamente antecipada, especialmente após o sucesso da primeira fase, cujos fundos se esgotaram em apenas seis dias.
Para esta nova fase, o orçamento foi substancialmente reforçado, ascendendo a mais de 60 milhões de euros, um valor que representa quase o dobro do montante disponibilizado na fase inaugural. Este aumento de verba visa abranger um maior número de beneficiários e dar continuidade à política de transição energética nas habitações portuguesas.
As candidaturas devem ser submetidas através do portal do Fundo Ambiental.
A elevada procura pelo apoio ficou evidente desde os primeiros momentos.
As candidaturas abriram às 10h30 e, devido à enorme afluência de interessados, o servidor do portal do Fundo Ambiental ficou em baixo, dificultando o acesso inicial.
Este cenário reflete o grande interesse gerado na primeira fase, que registou dezenas de milhares de pedidos nos primeiros dias.
Foram anunciadas novas regras para esta segunda fase, sendo aconselhável que os interessados se informem sobre as mesmas para poderem aproveitar o apoio.
Foi ainda mencionado que outros programas de apoio têm registado atrasos nos pagamentos.









