
Marcelo: “É tempo de reafirmar a esperança, por palavras e mais ainda por atos”



O chefe de Estado discursou este sábado num encontro do Jubileu do “Compromisso com a Cidade”, uma iniciativa organizada pelo Patriarcado de Lisboa na Fundação Calouste Gulbenkian. Perante uma audiência que incluía o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Papa Leão XIV, e responsáveis das áreas da política, justiça e Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que a esperança é essencial em “tempos de desesperança”, caracterizados por guerras, miséria, exploração e desrespeito pela dignidade humana. Marcelo Rebelo de Sousa criticou os tempos atuais, onde “as alegadas razões dos poderes, dos apetites, das vanglórias, valem muito mais do que o poder da razão”. Defendeu que a esperança deve ser um sentimento universal, destinado a todos, especialmente à “maioria esmagadora dos desesperançados”, e não um privilégio de poucos que se consideram “monopolistas do poder, do conhecimento, da posse da natureza”.
O Presidente apelou a uma esperança alicerçada na fé — tanto a das religiões como a de filosofias e humanismos — e na caridade, entendida como “amor, com serviço, com doação, com partilha com todos”.
Direcionou esta mensagem particularmente para aqueles que vivem sem condições básicas como alimento, teto, saúde ou educação, e para os que apenas conhecem “a morte, a fome, a odisseia sem horizonte”.
Esta esperança, segundo o Presidente, deve ser mantida “apesar de tudo isto, contra tudo isto, esperança sem medo”, através de um compromisso constante com a paz, a justiça e o bem comum.
No final da sua intervenção, Marcelo Rebelo de Sousa pediu ao cardeal Parolin que transmitisse ao Papa o testemunho de Portugal, um povo que, inspirado em Santo Agostinho, tenta todos os dias “construir, na cidade dos homens, a cidade de Deus”. A organização do evento referiu que a iniciativa visava sensibilizar os responsáveis públicos para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Artigos
6





Mundo
Ver mais
Ataque? Voos de domingo também serão afetados, diz Aeroporto de Bruxelas
O Aeroporto de Bruxelas deu conta de que os voos programados para domingo também serão afetados pelo ataque informático, tendo solicitado às companhias aéreas que cancelassem metade dos voos de partida.

Amnistia Internacional exige libertação "imediata" de opositora no Ruanda
A Amnistia Internacional (AI) exigiu às autoridades do Ruanda a libertação "imediata" da líder da oposição, Victoire Ingabire, que se encontra em prisão preventiva e enfrenta acusações de subversão e criação de uma organização criminosa.

Papa destaca "sede de justiça" dos povos "em condições desumanas inaceitáveis"
O Papa Leão XIV pediu hoje uma reflexão sobre os "tantos países e povos que têm fome e sede de justiça", porque as suas condições de vida "são tão injustas e desumanas que se tornam inaceitáveis".

Espanha. Discoteca terá de pagar 61 mil € a vítima de agressões sexuais
Uma discoteca de Barcelona, em Espanha, foi condenada ao pagamento de uma indemnização de 61 mil euros a uma jovem norte-americana que foi vítima de abusos sexuais no recinto do espaço de diversão noturna, enquanto responsável civil subsidiária.