menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Do Palco de Hollywood ao Clamor dos Pobres: A Dupla Agenda do Papa Leão XIV

O Papa Leão XIV esteve recentemente em destaque tanto por um encontro com a estrela de Hollywood Robert De Niro como pela publicação da sua primeira Exortação Apostólica, 'Dilexi te', um documento focado na opção preferencial da Igreja pelos pobres.
News ImageNews ImageNews Image

O ator norte-americano Robert De Niro foi recebido pelo Papa Leão XIV no Palácio Apostólico, no Vaticano, na manhã de 7 de novembro.

Durante o encontro, que durou alguns minutos, o Papa cumprimentou o ator em inglês, dizendo "É um prazer conhecê-lo! ", e ofereceu-lhe um terço no final da audiência, um momento que foi registado em vídeo e divulgado pelo Vatican News. A visita de De Niro a Roma, onde esteve presente na inauguração de um hotel, incluiu também um momento de reconhecimento cívico.

O ator foi laureado com a "Loba Capitolina", a mais alta condecoração da cidade, entregue pelo presidente da Câmara Municipal, Roberto Gualtieri.

De Niro, descendente de imigrantes italianos, aproveitou a ocasião para comentar a situação política nos Estados Unidos, expressando a sua vergonha por ser representado por Donald Trump, a quem descreveu como um "horrível, monstruoso, presidente". Mostrou-se ainda confiante no recém-eleito presidente do município de Nova Iorque, Zhoran Mamdani, para "recuperar a América a Trump".

Paralelamente a este encontro mediático, o pontificado de Leão XIV foi marcado pela publicação da sua primeira Exortação Apostólica, intitulada ‘Amou-te!’ (‘Dilexi te’).

O documento, cuja ideia original terá sido do Papa Francisco, centra-se no amor e na opção preferencial da Igreja pelos pobres. A exortação defende que o cuidado com os pobres é essencial para a fé cristã e apela a uma "renovação extraordinária tanto na Igreja como na sociedade".

O texto sublinha a necessidade de erradicar a pobreza, critica uma "economia que mata" e, no contexto das migrações, propõe uma abordagem baseada em quatro ações: acolher, proteger, promover e integrar.

Artigos

7
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones