menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

EDP adquire novas linhas de transmissão no Brasil

A EDP reforçou a sua presença no setor energético brasileiro ao vencer um leilão para a aquisição de duas novas linhas de transmissão no estado de Goiás, um movimento estratégico para expandir e modernizar a rede elétrica do país.
News ImageNews ImageNews Image

A EDP venceu um leilão para a compra de duas linhas de transmissão no estado brasileiro de Goiás, num investimento de 83,6 milhões de reais (13,34 milhões de euros).

As linhas, que pertenciam à Celg Participações (CelgPar) e totalizam 152 quilómetros, são a Lago Azul (69 km), que liga Barro Alto a Itapaci, e a Firminópolis (83 km), entre Trindade e Firminópolis.

Este investimento faz parte da estratégia da EDP para ampliar a rede de transmissão, garantindo mais segurança e capacidade para responder ao crescimento da energia renovável no Brasil. Daniel Sarmento, vice-presidente de Transmissão da EDP na América do Sul, afirmou que o objetivo é “reforçar a rede em Goiás, tornando-a mais moderna e preparada para o futuro”. Esta aquisição sucede a um anúncio prévio de um investimento de 400 milhões de reais (62 milhões de euros) para reforçar a rede de transmissão em Goiás, com o intuito de capacitar o estado para acolher 'data centers'. Este plano, a ser implementado entre 2025 e 2027, inclui a modernização da infraestrutura com a instalação de teleproteção, alteamento de linhas, substituição de equipamentos e a instalação de 473 km de cabos de fibra ótica em nove linhas de transmissão. A EDP Brasil opera na transmissão de energia em Goiás desde 2022, quando venceu um leilão que lhe garantiu um portfólio de 756 quilómetros de linhas e 14 subestações. Para além da transmissão, a empresa atua como distribuidora para cerca de 3,8 milhões de clientes nos estados de São Paulo e Espírito Santo, tendo renovado em julho a concessão neste último por mais 30 anos.

Artigos

4

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa