Dinâmicas do Setor Energético em Portugal: Entre a Redução de Preços e a Eficiência Nacional



A EDP Comercial anunciou uma redução nos preços da eletricidade a partir de janeiro, refletindo a melhoria das condições nos mercados grossistas.
A componente de energia na fatura diminuirá, em média, 4% para os clientes residenciais e 5% para os pequenos negócios.
No entanto, o impacto final na fatura dos consumidores dependerá da atualização das tarifas de acesso às redes, que será decidida pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) até 15 de dezembro. Caso se confirme a proposta de subida de 3% nestas tarifas, a redução líquida na fatura final dos clientes residenciais será, em média, de 1%, o que corresponde a uma poupança de cerca de 40 cêntimos por mês. Paralelamente, dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que a intensidade energética da economia portuguesa atingiu um mínimo histórico em 2023, com uma redução de 6,4% face ao ano anterior. Esta evolução positiva resultou de uma diminuição de 3,5% no consumo de energia, conjugada com um crescimento de 3,1% do PIB. O avanço das energias renováveis foi um fator crucial, representando 62,4% da produção total de eletricidade, o valor mais elevado desde 2000. Este crescimento foi impulsionado pela maior produção hídrica e solar, e beneficiou da acentuada redução do uso de gás natural e da eliminação do carvão na produção elétrica desde 2021. Apesar da melhoria na eficiência económica global, o setor das famílias registou um percurso inverso, com um aumento de 2,1% na intensidade energética, devido a um crescimento do consumo de produtos energéticos superior ao do consumo privado. Neste contexto de transição energética, outras empresas do setor, como a Galp, adaptam as suas estratégias.
A Galp inaugurou em Lisboa a sua primeira loja multienergia, um conceito que visa oferecer consultoria especializada para ajudar os clientes a escolherem as soluções mais adequadas, desde eletricidade e gás a mobilidade elétrica e painéis solares.
A empresa planeia expandir esta rede para cerca de 90 lojas nos próximos dois anos.












