EDP Renováveis assina contrato para vender 200 MW de energia solar nos Estados Unidos



A EDP Renováveis (EDPR) assinou um novo contrato de venda de energia (PPA - Power Purchase Agreement) nos Estados Unidos. O acordo, com a duração de 15 anos, prevê a venda de energia produzida por um projeto solar de 200 MWac (279 MWdc) a uma "empresa global de tecnologia" não identificada.
O projeto está localizado no Condado de White, no estado do Indiana, e a sua entrada em operação está prevista para 2027. Este contrato reforça a posição da EDPR no mercado norte-americano, que é central na sua estratégia de crescimento. No final de setembro, 51% da capacidade instalada da empresa já se encontrava nos EUA, e a cotada planeia alocar quase dois terços dos seus investimentos para os próximos três anos a este mercado. Com este novo projeto, a capacidade solar da empresa nos EUA, que atualmente é de 3,4 GW em operação ou em construção, será expandida, evidenciando o seu papel como parceiro de confiança para o setor tecnológico. Em comunicado, a empresa liderada por Miguel Stilwell reafirma o seu "compromisso com um perfil de baixo risco e uma estratégia de crescimento baseada no desenvolvimento de projetos competitivos com visibilidade a longo prazo". A EDPR destaca ainda a sua capacidade para apresentar "soluções de geração de energia renovável competitivas e fiáveis", aproveitando a elevada procura por energia limpa, sobretudo por parte de empresas tecnológicas no mercado norte-americano.
Este anúncio surge na sequência de outros negócios relevantes fechados nas últimas semanas.
Recentemente, a EDPR assinou dois contratos de longo prazo com a Energa Obrót, uma das maiores empresas de energia da Polónia, para um portefólio de 322 MW com uma produção anual estimada em 0,6 TWh. Adicionalmente, a empresa vendeu, em conjunto com a Engie, uma participação minoritária num parque eólico em França.









